Novo RG: Veja em quais estados o documento está sendo emitido e precisa ser atualizado | O novo RG unificado está sendo emitido em 11 estados brasileiros e será o documento de identificação para todos os cidadãos do país. Além do formato físico, também será possível contar com a versão digital, disponível para acesso através de um aplicativo.
Inicialmente proposta em fevereiro de 2022, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) tinha como prazo para ser emitida por todas as unidades da federação até 6 de março. No entanto, o governo federal prorrogou o prazo até 6 de novembro de 2023, devido a alguns estados ainda não terem se preparado para a emissão.
A CIN terá o número do CPF como único para identificação dos brasileiros e haverá a inclusão de QR Code, identificação se o titular é doador de órgão, código MRZ, tipo sanguíneo e fator RH. Serão mantidas as informações sobre a naturalidade e a impressão digital do cidadão.
O prazo de validade do novo RG será de 5 anos para indivíduos de 0 a 12 anos, 10 anos para aqueles de 12 a 60 anos incompletos e indeterminado para pessoas acima de 60 anos. A CIN será obrigatória para todos os brasileiros a partir de 2033.
Embora a emissão já esteja autorizada e acontecendo em alguns estados, não é preciso correr para emitir o documento. A mudança será gradual ao longo dos próximos 10 anos, inicialmente para quem for emitir o documento pela primeira vez, quem perdeu ou foi furtado ou quem deseja emitir uma nova via.
Os estados estavam com dificuldades técnicas para emissão do novo RG, mas o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está oferecendo suporte para que o procedimento seja adotado o quanto antes. Atualmente, os estados que já estão emitindo a CIN são Alagoas, Acre, Pernambuco, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Os cidadãos que já estão com o novo modelo do documento também podem obter a versão digital, dispensando a necessidade de portar o documento físico. O acesso é feito através da leitura do QR Code que consta na CIN física. Para isso, é necessário que a pessoa verifique se o seu estado já oferece o documento no formato digital e procure o aplicativo correspondente na loja de apps do seu aparelho, fazendo o reconhecimento facial.
Veja também: GRANDE AVISO GERAL muito importante para todos os brasileiros sobre o novo RG acaba de sair HOJE