Novo RG terá validade infinita para algumas pessoas e funcionará sem internet – Sua identidade contém suas informações pessoais, estas insubstituíveis e que possuem um valor incalculável. Cada um de nós possui, em cada parte de nosso corpo, uma maneira de sermos reconhecidos. Esta identificação está em nossas digitais, íris, arcada dentária e DNA; estes são os nossos dispositivos de segurança. Porém, como passar a mesma credibilidade para nossos documentos sem que estes sejam questionados sobre sua veracidade? Esta é a preocupação de diversas organizações, dos cidadãos e dos governos ao redor do mundo.
Para tentar chegar o mais perto possível de uma identificação segura, o governo brasileiro lançou a nova Carteira Nacional de Identidade (Novo RG). O novo documento ganhou uma nova cara e está mais inteligente com o QR code, o que garante mais segurança.
Além disso, a nova documentação, terá numeração única usando o CPF e formato digital que poderá ser utilizada no celular, inclusive sem internet. Com isso, você não vai mais precisar apresentar o documento de papel para comprovar sua identidade, bastará apenas mostrar o documento no celular por meio de um aplicativo que será disponibilizado pelo governo.
A nova Carteira de Identidade será implantada nos estados do Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco, (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), io Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).
Alguns estados já estão se preparando para emitir o novo documento a partir do segundo semestre deste ano. Dessa forma, a expectativa é que a partir de julho de 2022 o novo RG comece a ser expedido em alguns estados. Todas as unidades da federação têm até março de 2023 para começar emitir.
A carteira de identidade que você usa atualmente só é aceita por até 10 anos. Já o novo RG terá outros prazos de validade conforme idade.
Tem grupo de pessoas que terão o privilegio maior e não vai precisar se preocupar com a validade do documento. Quem tiver idade a partir de 60 anos, validade do novo RG será indeterminada. Ou seja, até o fim da vida.
Já o RR das crianças só terá validade de 5 anos. Confira abaixo a validade do documento conforme idade.
Segundo informações do ministério, o novo documento terá como informações obrigatórias: