Novo RG obrigatório começa a ser disponibilizado: saiba como fazer o seu
O RG nacional está de cara nova e já começou a ser implantado em todo o país.
A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG).
Esse documento tem o fim de comprovar a identidade de uma pessoa física, seja perante aos órgãos públicos ou privados, além de ser necessário para a solicitação de outros documentos. O documento é válido em todo o território brasileiro.
A pessoa que solicitar o novo modelo de carteira de identidade poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde desde que apresente o respectivo documento original.
O documento poderá contar, também, informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Nestes casos é necessário apresentar Exames Laboratoriais e Atestados Médicos.
O novo documento de identidade nacional terá prazo de validade de acordo com a idade do portador no momento da emissão.
Em regra geral, para solicitar a emissão da Carteira de Identidade, é preciso acessar a página do sistema de agendamento do seu estado, preencher os dados necessários e agendar seu atendimento. Atente-se ao fato de que o agendamento de emissões em Postos de Identificação do interior ocorre muitas das vezes diretamente por telefone ou e-mail da unidade.
A prioridade, no momento do atendimento, é dada para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo (Lei 13.460/2017 art 5o ).
Todos os estados do país tem até 6 de março de 2023 para colocar em funcionamento a emissão do novo RG. Alguns já estão se movimentando para fazer a implantação. Para saber se seu estado está emitido o novo RG é preciso buscar informações junto ao órgão responsável pela emissão do documento em sua cidade. Em alguns estados se chama-se SAC. Em são Paulo por exemplo, chama-se Poupa Tempo.
Fique atento aos documento: A documentação em comum para todos os casos são dados Pessoais (é preciso ter em mãos documentos que comprovem seu Nome, Data de Nascimento, Estado Civil, Telefone), número do CPF e RG e E-mail, além do seu registro civil em mãos.