O país inteiro já sabe que a Carteira de Identidade mudou, agora é Carteira Nacional de Identidade (novo RG). Com isso, os institutos de identificação do Brasil terão que começar a implementar o novo modelo de carteira de identidade.
O novo RG vai unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Ele usará o número do CPF como identificação única dos cidadãos brasileiros. Ou seja, apenas o CPF será considerado. Não haverá mais o número de RG.
A numeração será única e a autenticidade poderá ser checada por QR code, mesmo sem internet. Ela poderá ser obtida no formato físico e digital.
A carteira de identidade que você usa atualmente só é aceita por até 10 anos. Já o novo RG terá outros prazos de validade, confira abaixo:
Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.
Os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, no mesmo lugar onde você costuma tirar documentos em sua cidade ou estado.
Os institutos de identificação devem que começar a implementar o novo modelo este ano.