Novo Pente-fino do INSS pode suspender benefĂcios: descubra se vocĂȘ foi convocado.
Do Economia IG – O pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estĂĄ de volta, e 1,7 milhĂŁo de brasileiros terĂŁo que apresentar documentos para terem seus benefĂcios mantidos. Iniciada no governo Temer, a medida continua na gestĂŁo de Bolsonaro atravĂ©s da revisĂŁo administrativa prevista na lei 8.212/91 e reforçada pela lei 13.846.
Para convocar todos os beneficiĂĄrios para a revisĂŁo, o INSS firmou convĂȘnio com os Correios, que vai enviar cartas digitais. Com postos fechados, o envio dos documentos serĂĄ atravĂ©s do portal Meu INSS ou por drive thru.
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Como vai funcionar o pente-fino do INSS
“O Art. 69 diz que o INSS manterĂĄ programa permanente de revisĂŁo da concessĂŁo e da manutenção dos benefĂcios, a fim de apurar irregularidades ou erros materiais. Essa redação foi dada pela Lei nÂș 13.846, de 2019”, explica Guilherme Portanova, advogado da Federação de Aposentados do Rio. “SĂŁo quatro tipos de benefĂcios que estĂŁo na mira: aposentadoria rural, uniĂŁo estĂĄvel, BenefĂcio de Prestação Continuada, e por incapacidade”, acrescenta.
“ApĂłs o recebimento da carta os segurados terĂŁo 60 dias para enviar os documentos. Caso nĂŁo o façam, terĂŁo os benefĂcios suspensos, como era feito na Ă©poca do Temer. O governo Bolsonaro estĂĄ dando continuidade ao processo de revisĂŁo”, adverte o advogado JoĂŁo Badari, do escritĂłrio Aith, Badari e Luchin Advogados. Segundo o INSS, apĂłs 30 dias da suspensĂŁo, se o beneficiĂĄrio nĂŁo fizer os procedimentos, terĂĄ o pagamento bloqueado.
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O advogado Rodrigo Tavares Veiga chama atenção para a utilização da lei visando conter gastos: “Sempre que o governo quer fazer um pente-fino nos benefĂcios para conter gastos, utiliza esse dispositivo legal para efetivar as revisĂ”es. O Temer fez isso nas concessĂ”es de auxĂlio-doença e invalidez. E esse atual governo utilizarĂĄ do mesmo diploma legal”.
“O problema Ă© quando essa verdadeira caça Ă s bruxas se dĂĄ de forma unilateral, sem dar oportunidade de defesa aos segurados ou quando os critĂ©rios utilizados para a revisĂŁo dos benefĂcios sĂŁo pouco claros e subjetivos”, critica.
Questionado pelo jornal O DIA, o INSS negou que as revisĂ”es administrativas sejam um novo pente-fino e as classifica como um cumprimento de exigĂȘncia.
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Como saber se fui convocado
O INSS firmou parceria com os Correios para enviar carta de exigĂȘncia tambĂ©m de forma online no aplicativo da empresa, no serviço chamado ‘Entrega Digital’. A solução amplia o acesso dos segurados Ă s cartas e notificaçÔes oficiais enviadas pelo INSS.
Mais de 1,7 milhĂŁo de cartas serĂŁo enviadas aos endereços dos segurados e dos cidadĂŁos que precisam atualizar ou complementar documentação. Este pĂșblico tambĂ©m jĂĄ consegue visualizar essa correspondĂȘncia pelo aparelho celular, no aplicativo dos Correios.
As cartas em formato digital estarĂŁo disponĂveis na seção ‘Minhas Mensagens’ do aplicativo. Esta alternativa multicanal permite aos destinatĂĄrios terem acesso Ă s correspondĂȘncias, mesmo diante de situaçÔes que impossibilitam a entrega da carta fĂsica, como endereço desatualizado.
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A advogada Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito PrevidenciĂĄrio (IBDP), prevĂȘ problemas nessa “modernidade” apresentada pelo INSS em parceria com os Correios.
E questiona: “E quem nĂŁo tiver acesso Ă internet, como fica? Os Correios vĂŁo entregar a carta em ĂĄreas de risco?”. Ela acrescenta que geralmente o INSS faz a convocação dos segurados por meio de edital quando nĂŁo conseguem enviar o comunicado por email ou carta.
“JĂĄ ocorreu de o INSS suspender o benefĂcio do segurado atĂ© que ele compareça para entregar a documentação que comprove a legitimidade ao benefĂcio”, informa Adriane.
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Como enviar documentos via Meu INSS
à importante destacar que para fazer o envio da documentação pelo portal é preciso ter login e senha do Meu INSS, que pode ser acessado no aplicativo para celular ou no site.
ApĂłs acessar a pĂĄgina, o segurado deve solicitar o serviço ‘Atualização de Dados de BenefĂcio’, com cĂłpia digitalizada do titular do benefĂcio, do procurador ou representante legal, se houver; CPF, identidade, certidĂŁo de nascimento ou casamento, TĂtulo de Eleitor e Carteira de Trabalho.
Se o segurado nĂŁo conseguir enviar a documentação pelo Meu INSS, deve agendar cumprimento das exigĂȘncias na agĂȘncia mais prĂłxima. Para agendar, basta ligar 135 do INSS, e escolher ‘Entrega de Documentos por Convocação’. O INSS nĂŁo receberĂĄ o cumprimento de exigĂȘncias sem agendar. Documentos podem ser colocados nas caixas drive thru.
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