Novo golpe rouba seus dados do INSS pelo WhatsApp; veja como funciona. Se você recebe algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deve ficar atento a este novo golpe que visa roubar seu benefício.
Como funciona o golpe?
Dessa vez os criminosos estão se passando por uma falsa “central de atendimento” se passando por uma atendente virtual, para tentar roubar dados pessoais dos segurados. O principal meio de comunicação utilizado pelos golpistas é o aplicativo WhatsApp.
De alguma maneira eles possuem algumas informações dos segurados e, para passar credibilidade, informam o número de protocolo. Com isso eles acabam conseguindo mais dados.
O que diz o INSS
De acordo com INSS, se por acaso receberem esse tipo de mensagem, o segurados devem bloquear imediatamente e não fornecer nenhum dado pessoal, fotos ou documentos.
O INSS afirma ainda que a verdadeira assistente virtual é um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo Meu INSS. Sendo assim, de maneira alguma entra em contato com o beneficiário pelo WhatsApp para conversar.
Portanto, para não cair nesse tipo de fraude, é necessário manter sempre seus dados atualizados. Isso é possível através do Meu INSS ou pelo telefone 135.
Além disso, o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
Canais oficiais
Utilize apenas os canais oficiais de atendimento (aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social) para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.
Em caso de tentativa de golpe, faça denúncia para a Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).