Novo golpe do Pix clona Whatsapp e pede dinheiro para os amigos. O WhatsApp é um dos ‘apps’ mais usados e, portanto, um dos que mais atrai a atenção dos cibercriminosos. Com o crescimento da tecnologia, o mundo virtual tornou-se cada vez mais importante. E com isso, os casos de fraudes tendem a aumentar.
O novo golpe é sobre o Pix e clonagem do Whatsapp. Na realidade é um velho/novo golpe do WhatsApp, isso porque ele está mais perigoso agora. Criminosos estão pedindo pagamento via PIX. Isto significa que o dinheiro que a vítima paga cai na conta dos bandidos na mesma hora. E aí fica praticamente impossível recuperar o dinheiro roubado.
O golpe funciona assim: O golpista entra em contato com o usuário por ligação ou mensagem de WhatsApp, para falar sobre um suposto erro, uma promoção ou algo atraente. Em seguida, ele solicita que a vítima envie um código enviado via SMS para validar a solicitação, que na verdade é o código de verificação do WhatsApp da vítima.
O que acontecerá a seguir não será surpreendente: eles assumirão o controle do Whatsapp, se infiltrando nos contatos da vítima. Ou seja, com esse código, o golpista consegue clonar o WhatsApp da vítima e ganha acesso à sua lista de contatos e grupos no aplicativo.
Após ter acesso ao WhatsApp da vítima, os criminosos começam a mandar mensagem de texto para todos os contatos pedindo dinheiro via Pix e prometendo devolver o dinheiro no dia seguinte. Até inventam alguma história comovente para pedir dinheiro familiares e parentes. Como a mensagem chega em nome do dono da conta, as pessoas acreditam e muita gente tem caído nesse golpe.
Até bem pouco tempo, as pessoas faziam transferência bancária, DOC ou TED. Ou seja, quando descobriam que era golpe, ainda dava tempo de ligar para o atendimento do banco e tentar cancelar a transferência. Com o PIX não tem jeito. O dinheiro cai na mesma hora. Transferiu para a conta do estelionatário, já era. Tarde demais para recuperar.
Se você cair no golpe, você deve tirar print das telas mostrando a conversa do WhatsApp e registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. O BO pode ser feito pela internet na delegacia Virtual do seu estado.
Cada banco tem uma política de ressarcimento dos valores de golpes.
A justiça tem entendido que os bancos não são obrigados a devolver o dinheiro de golpe do WhatsApp. Para os magistrados, o crime acontece numa plataforma que fica fora dos bancos. Mas cada caso é analisado individualmente.
Portanto, a recomendação é simples: ao receber a referida mensagem, não pressione o número ou link recebido, e comunique o ocorrido às autoridades.