Tecnologia

Novo formato de publicidade chega ao YouTube pelos Shorts

Publicado por
Evelin Leone

A inclusão da publicidade no YouTube Shorts será feita de forma gradual, chegando gradualmente a diferentes países.. O YouTube Shorts é uma resposta velada aos vídeos curtos que o TikTok tornou populares. E eles parecem estar funcionando bem desde que o Google iniciou a inclusão de publicidade em todas as partes do mundo.

Não é uma novidade absoluta, já que no ano passado o YouTube Shorts começou a incluir alguns anúncios em fase de testes, mas a partir desta semana os usuários deste modo de vídeo encurtado, o “TikTok” do YouTube, poderão começar a ver como os anúncios aparecem enquanto estão desfrutando desta plataforma.

Os anúncios que serão incluídos buscarão conectar as campanhas de seus produtos com o conteúdo dos vídeos de forma integrada, a fim de favorecer a compra sem interferir negativamente na experiência do usuário.

De fato, o TikTok também possui o mesmo tipo de vídeos que permitem dar uma olhada nos produtos à venda sem precisar sair do aplicativo, vinculando ao conteúdo do navegador.

Jerry Dischler, vice-presidente e diretor geral do Google Ads, afirmou na apresentação desses anúncios do YouTube Shorts que, com a inserção da publicidade nesse conteúdo, avança-se no desenvolvimento de estratégias de monetização de longo prazo que beneficiam os usuários.

Embora um porta-voz do YouTube também tenha confirmado que inicialmente não haverá compartilhamento direto dos lucros gerados pelos anúncios com esses criadores.

Em contrapartida, será aprofundada a atual estratégia de recompensas mensais para criadores e artistas do YouTube Shorts Fund, que prevê remunerações de até 10.000 dólares por mês para os criadores de curtas de um total de 100 milhões de dólares.

Com base nos resultados de visualizações de cada conteúdo, os criadores poderão receber entre US$ 100 e US$ 10.000 por mês pelo conteúdo original (não pode vir de outras plataformas ou ser criado por terceiros).

No momento, o YouTube Shorts continua a ganhar impacto. Já gera mais de 30.000 milhões de visualizações diárias , o que significa ter quadruplicado os números do ano passado.