O serviço público é sempre uma das melhores opções para os brasileiros que buscam um pouco mais de estabilidade e garantia de salários. Neste sentido, o ano de 2023 tem sido um dos melhores para quem vem se preparando para um concurso.
No entanto, enquanto o concurso do sonho não é publicado, os concurseiro podem tentar ingressar em carreiras menos concorridas. É o caso do concurso em questão, que acabou de ser anunciado.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou o lançamento de um edital para um concurso público visando a contratação de 200 servidores temporários. Esses profissionais desempenharão papéis fundamentais em projetos relacionados à transformação digital do governo federal.
A autorização para a realização deste processo seletivo foi oficializada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, em 31 de outubro.
As contratações do concurso terão um prazo inicial de quatro anos, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano.
A oferta de vagas abrange 200 especialistas, distribuídos em diferentes áreas, incluindo 45 em gestão de projetos, 15 em infraestrutura de tecnologia da informação, 35 em ciência de dados, 20 em segurança da informação e proteção de dados, 30 em análise de processos de negócios, 15 em experiência do usuário e 40 em desenvolvimento de software.
Os servidores temporários deste concurso desempenharão um papel central no Programa Startup gov.br, que tem como objetivo promover o desenvolvimento descentralizado de projetos de transformação digital em órgãos do governo federal. O MGI já havia anunciado, em agosto, a intenção de compartilhar soluções, como o Processo Eletrônico Nacional (PEN), com as administrações estaduais e municipais.
A divulgação do edital completo do concurso público, que incluirá informações sobre a banca responsável pelo processo seletivo, o cronograma de inscrições, as datas de aplicação das provas e o número de vagas reservadas para cotistas, deverá ocorrer dentro dos próximos seis meses.