O tão esperado concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está cada vez mais próximo de ser oficialmente lançado. As últimas informações indicam que o edital será publicado já em outubro, segundo o projeto básico da seleção.
O concurso vai oferecer um total de 440 vagas, divididas entre candidatos de ensino médio e superior.
Os candidatos de ensino médio poderão concorrer a três cargos diferentes:
Para os candidatos de nível superior, o concurso oferece 200 vagas para o cargo de auditor fiscal agropecuário. Para se qualificar, os interessados devem possuir registro no respectivo conselho regional e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. As áreas de atuação para auditor são engenharia agrônoma, farmácia, medicina veterinária, química e zootecnia.
As remunerações iniciais para os cargos de ensino médio são de R$ 9.127,89, enquanto para o cargo de auditor, a remuneração é de R$ 16.555,33.
O processo de seleção para cargos de ensino médio contará apenas com provas objetivas, enquanto para auditores, a seleção envolve três etapas:
Os locais de aplicação das provas ainda estão em análise. As opções em consideração são aplicar em todas as capitais ou apenas nas cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA), Belém (PA) e Porto Alegre (RS).
Para aqueles interessados em saber mais sobre a última seleção do MAPA, o concurso aconteceu em 2017. Na ocasião, foram oferecidas 300 vagas para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário – médico veterinário. A seleção foi composta de provas objetivas, provas dissertativas e análise de títulos.
Fique atento às atualizações sobre este concurso e prepare-se para uma excelente oportunidade de ingressar no setor público com remunerações atrativas e a chance de contribuir para a agricultura, pecuária e abastecimento do país.