NOVO ALERTA GERAL para todos os aposentados e pensionistas do INSS acaba de sair AGORA | Nos últimos tempos, aposentados e pensionistas do INSS têm sido alertados sobre novos golpes que vêm sendo aplicados em algumas pessoas. Neste artigo, explicaremos como funciona esse novo golpe e como você, aposentado, pensionista ou alguém que conhece quem recebe algum benefício do INSS, pode se proteger contra a ação dos golpistas.
Golpistas estão enviando cartas e fazendo ligações telefônicas para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esses criminosos se aproveitam da boa-fé dos mais idosos e humildes para aplicar o novo golpe.
Os atendentes, se dizendo “responsáveis pelos interesses dos aposentados”, se passam por representantes de uma fictícia Secretaria de Finanças do INSS, oferecem diversos serviços. Eles utilizam informações pessoais e bancárias das vítimas para aplicar o golpe, citando até mesmo a nova Lei dos Superendividados.
Um exemplo de como o novo golpe pode acontecer é o relato da aposentada S.S., de 58 anos, moradora da Tijuca, na Zona Norte do Rio: “Recebi uma ligação de uma pessoa se dizendo da Secretaria Nacional de Finanças, ligada ao INSS, e que cuida dos interesses dos aposentados. Perguntei qual era o site, e a atendente me informou que não havia site, que tudo era feito por telefone. Desconfiei na hora, mas deixei ela falar”, conta S.S ao Jornal Extra.
Segundo a aposentada, a atendente citou até a nova Lei dos Superendividados. “Na ligação, me disseram que constava um empréstimo consignado no meu benefício e que estavam sendo cobrados juros exorbitantes. Disseram ainda que, com a nova Lei dos Superendividados, eu receberia todo o dinheiro cobrado a mais. Só que não tenho empréstimo no meu benefício, e as pessoas estavam em posse dos meus dados bancários”, reclama.
Com o depoimento da vítima, fica claro como os golpistas utilizam informações falsas e técnicas de persuasão para tentar aplicar o golpe. Portanto, é fundamental estar sempre atento e informado sobre os métodos utilizados pelos criminosos e seguir as recomendações de segurança para evitar ser vítima dessas ações.
Como evitar cair nesse Golpe contra aposentados do INSS
- O INSS nunca solicita dados pessoais, muito menos fotos de documentos, por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio de mensagem.
- Para atualizar documentos, utilize o aplicativo “Meu INSS” ou o site oficial.
- Verifique se o SMS recebido realmente pertence ao INSS, observando se o número é o 280-41. A instituição nunca envia links por esse meio.
- Utilize somente os canais oficiais do INSS para agendar serviços ou enviar documentos (aplicativo e site “Meu INSS” ou agências da Previdência Social sob agendamento).
- Mantenha seus dados de contato atualizados no portal do INSS, como e-mail, telefone e endereço. A atualização deve ser feita pelo “Meu INSS” ou no telefone 135.
O Que Fazer em Caso de Tentativa de Golpe
Caso desconfie de uma tentativa de golpe, entre em contato com a Ouvidoria pela internet ou através do telefone 135. Se você já sofreu um golpe, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima e comunique a instituição envolvida, como o INSS e o banco onde você recebe o benefício.
Mantenha-se Atualizado Sobre Novos Golpes
Para ficar por dentro das atualizações sobre os novos golpes que surgem no mercado, visite nossa página de Segurança. Lá, você encontrará uma biblioteca repleta dos principais golpes e dicas de como evitar ser mais uma vítima. Proteja-se e mantenha-se informado!