Novidade do Spotify traz de volta as músicas antigas mais favoritas.
O Spotify introduziu uma nova lista de reprodução inteligente, capaz de exibir músicas que poderíamos ter curtido anos ou mesmo décadas atrás, provando que os sucessos mais recentes nem sempre são os mais importantes.
Na verdade, se você usa o Spotify ou qualquer outro serviço de streaming de música, provavelmente tem uma lista de músicas que gostou na juventude, ou pode ocasionalmente procurar os álbuns que deram trilha sonora para momentos importantes de sua vida.
O novo recurso do Spotify, “Time Capsule”, foca em destacar esses tipos de músicas facilmente, para que nos dê um verdadeiro ataque de nostalgia.
>Spotify: 4 truques secretos para salvar dados móveis no aplicativo
A nova função surge quando abrimos o Spotify, na secção personalizada “Feito para…”, onde encontramos as playlists adaptadas ao nosso gosto, de acordo com o que ouvimos todos os dias.
Como o resto das listas nesta seção, “Time Capsule” é gerado de forma inteligente, por isso não deveria ser surpresa se virmos novas músicas cada vez que entramos.
A diferença é que, além de ser baseada em nossos gostos musicais, essa lista é povoada apenas por músicas que poderíamos ter ouvido dependendo da nossa idade. O país em que vivemos também terá peso na hora de mostrar as músicas de cada região.
>Spotify: Nova função permite comparar gostos musicais com outras pessoas
A vantagem disso é que, desta forma, cada usuário terá uma lista única, que provavelmente será mais adequada à experiência pessoal de cada um.
Em nossos testes, a verdade é que acertou em muitas canções, permitindo-nos redescobrir canções que não ouvíamos há muitos anos; mas também mostra algumas canções que foram muito populares na Espanha, mas que pessoalmente não nos despertam muito interesse. Como acontece com todas as listas inteligentes, quanto mais as usamos, os resultados provavelmente melhoram muito.
>Spotify Karaokê: conheça a nova função que a plataforma está testando
O Spotify explica que tem notado um aumento no número de usuários procurando por músicas a partir dos anos 50, 60, 70 e 80. Isso indica que mais e mais pessoas estão usando o Spotify para curtir músicas clássicas, e esta nova lista de reprodução foi projetada para encontrá-los no meio do “barulho” dos últimos lançamentos, que muitas vezes têm prioridade quando se procuram músicas para ouvir.
“Time Capsule” agora está disponível para usuários de contas gratuitas e Premium. Podemos encontrá-lo tanto nas aplicações iOS e Android como nas aplicações desktop (Windows, Mac e Linux) e também na versão web. Junta-se a outras novidades este ano como a possibilidade de ouvir a mesma música em grupos de amigos.
>Spotify: conheça seis possíveis atualizações que estão testando