Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial | Crédito da Imagem: (Da Agência Brasil/Antonio Cruz/ABr/Aquivo 2013)

Nova Prova de Vida dos aposentados terá sistema de Reconhecimento facial.

Uma das grandes queixas dos Aposentados e Pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social é ter que se deslocar todos os anos, até uma agência bancária, para fazer o recadastro anual do INSS. Pensando em facilitar essa rotina, a prova de vida pelo celular, começa a ser testada a partir do dia 1º de agosto de 2020.

>Previsão do aumento dos salários dos Aposentados do INSS em 2021 é de 2,5%

Como será a prova de vida pelo celular em 2020?

O recadastro anual serve para o INSS identificar quem são os segurados e se estes se mantem vivos, de um ano para o outro. Em contrapartida, isso garante o pagamento do benefício, sem interrupções. A ideia é minimizar fraudes e créditos indevidos – que ainda não bem comuns.

>Segurados do INSS precisam ficar atentos as 5 novas regras do empréstimo consignado

A prova de vida pelo celular e com selfie para Aposentados e Pensionistas ainda será um teste inicial. Para a primeira fase, o INSS irá selecionar apenas um grupo de pessoas que receberam o comunicado do órgão. quem estiver na lista terá que fazer o procedimento. cerca de 600 mil pessoas serão escolhidas.

>Novos descontos fraudulentos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS

No caso dos demais segurados que não participarem do teste, portanto, continua a valer a prorrogação do prazo dessa obrigatoriedade – até segunda ordem do próprio INSS.

Reconhecimento facial

Até hoje, a comprovação de vida era validada pela presença do segurado em uma agência bancária, pela leitura biométrica da digital e apresentação de um documento pessoal e original com foto.

>Décimo quarto (14º) de aposentados do INSS pode ser aprovado sem passar pelas comissões

No processo pela internet, a lógica é a mesma, com a vantagem de poder fazer tudo isso online. Para isso, o INSS deverá fazer a prova de vida pelo celular e o reconhecimento facial. Dessa forma, o segurado terá que tirar uma foto do seu rosto, para facilitar a identificação.

Um detalhe importante é que o idoso ou segurado terá que utilizar um aparelho próprio. Ou seja, tirar realmente uma selfie e enviar pela plataforma oficial – o Meu INSS.

>Nova autorização do INSS libera Prova de vida dos aposentados com representante não cadastrado

Análise e cruzamento de informações pessoais

As imagens recebidas pelo INSS, serão avaliadas e, a partir de vários bancos de dados, será feito o cruzamento de todas as informações, para comprovar que o segurado da foto é quem realmente diz ser. Os documentos oficiais como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Título de eleitor também podem ser utilizados como base comparativa pela Previdência Social.

>INSS libera hoje pagamentos do BPC, aposentadorias e pensões do INSS

Ainda em estudo está também o uso da biometria, que seria mais um importante validador. Esse mesmo procedimento é mais seguro e já é utilizado na abertura de contas digitais em bancos ou em solicitação de empréstimos consignados, por exemplo.

Veja agora quais são as 3 vantagens da prova de vida pelo celular, a distância do INSS:

1 – Sem filas e esperas

Com o processo online, os segurados não precisam enfrentar filas ou terão que aguardar em espera.

>Aposentados e Pensionistas do INSS só terão desconto no empréstimo em até 90 dias

2 – Sem necessidade de deslocamento e de representantes locais

Na ponta do lápis, isso também pode ser traduzido como economia. Outra vantagem é que, mesmo os segurados acamados ou impedidos de se deslocar, podem fazer a comprovação de vida pelo Meu INSS.

>6 principais revisões da aposentadoria do INSS que pode até dobrar o valor que você recebe

3 – Sem risco de suspensão do benefício

Quem não fizer a prova de vida, dentro do período proposto, pode ter o benefício bloqueado ou suspenso. Em outras palavras, pode ficar sem receber o pagamento do mês e os futuros.

Para evitar esse risco e com a opção de fazer a prova de vida pelo celular, receberá o benefício quem efetivamente tiver direito. Portanto, quem estiver certinho quanto às suas obrigações com o INSS, terá a aposentadoria ou pensão normalmente e não será prejudicado.

>Veja se o INSS incluiu você para receber até R$ 63 mil do 7º lote de atrasados

Fontes: Reportagem do INFORME BRASIL com informações de INSS e site Bxblue