Nova Kombi elétrica será vendida no Brasil? Quanto custará?

Este novo utilitário surge como uma reinterpretação da mítica Kombi

A Volkswagen já iniciou a pré-venda da nova Kombi na reformada fábrica de comerciais leves em Hannover, na Alemanha. 

O nome deste modelo é ID.Buzz. É um novo utilitário que surge como uma reinterpretação da mítica Kombi, mas com uma particularidade: o motor é totalmente elétrico, fiel aos tempos atuais.

Qual a semelhança com Kombi antiga?

Da antiga Kombi, aquele veículo que ficou famoso, conserva boa parte do formato da carroceria e estilo de linhas retas. Ele também exibe o acabamento bicolor característico da parte elétrica da Volkswagen, o para-choque com padrão de diamante e o conjunto óptico de LED.

Nova Kombi elétrica será vendida no Brasil? Quanto custa?
Nova Kombi elétrica será vendida no Brasil? Quanto custará?

Como é o Volkswagen ID.Buzz

O Volkswagen ID.Buzz  tem 4,71 metros de comprimento, 1,95 de largura e 1,93 de altura, com distância entre eixos de 2,98 metros. O interior é muito espaçoso e o coeficiente aerodinâmico Cx, apesar do formato, é de apenas 0,285.

Na variante de passageiros, tem cinco lugares e um porta-malas de 1.121 litros que pode ser expandido para 2.200 litros com os bancos traseiros rebatidos. Já o ID.Buzz Cargo tem apenas dois ou três bancos dianteiros (pode ser configurado a pedido do comprador) e um porta-malas traseiro com volume de 3,9 metros cúbicos. Ali entram dois paletes e podem carregar até 650 quilos.

Desenvolvido na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o utilitário é equipado com um único motor elétrico de 204 cavalos de potência e 350 NM de torque máximo. Através de uma transmissão automática, envia toda a potência para o eixo traseiro (tração 4×2).

Sabe-se que a bateria tem capacidade bruta de 82 kWh (77 kWh líquidos) e que é compatível com recargas rápidas de até 170 kW de potência. Com eles você pode recuperar  de 5 a 80% de sua capacidade em apenas trinta minutos. Por sua vez, possui carregador de bordo trifásico de 11 kWh e carregamento bidirecional. Isso significa que você pode alimentar sua casa e eletrodomésticos.

A nova Kombi elétrica será vendida no Brasil? E se vender, quanto custará?

O Grupo Volkswagen tem interesse em trazer a linha ID da nova Kombi para o Brasil. Mas no momento, ela só está sendo vendida apenas na Europa, mais precisamente na Alemanha, o seu país de origem. Por lá a configuração para cinco pessoas não sai por menos de 64 mil euros (pouco mais de R$ 330 mil reais aqui no Brasil) na versão completa Pro. Você encararia?