Notificação por cartas do INSS chega aos aposentados, pensionistas e segurados.
Aposentados, pensionistas e segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já estão recebendo correspondências do INSS em suas casas. Isso por que o órgão já começou a enviar cartas de convocação com prazo de 90 dias para apresentação de alguns documentos. A informação consta na Portaria 680. Entenda tudo sobre o recebimento das cartas do INSS.
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De acordo com o INSS, está sendo enviada carta de exigência para apresentação dos documentos para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou com falta de algum documento, até mesmo com indícios de irregularidades, identificados pelo novo Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN).
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Esse novo sistema atua mensalmente verificando automaticamente a folha de pagamentos dos 35 milhões de beneficiários do órgão. De acordo com INSS, o sistema tem o objetivo de realizar uma varredura mensal, identificando benefícios com indícios de irregularidades, bem como aqueles casos que está faltando alguma documentação. Por isso o INSS vai enviar cartas de convocação solicitando tais documentos.
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Esse documentos devem ser apresentados num prazo de 90 dias. Os beneficiários convocados poderão apresentar esse documentos solicitados por intermédio do canal remoto Meu INSS e ficarão dispensados de apresentação de documentos originais para autenticação de suas cópias. Para acessar o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no seu computador ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular gratuitamente.
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Mantenha a calma. Segundo o INSS, caso haja dúvida quanto à documentação enviada remotamente, o prazo para o cumprimento da exigência ficará suspenso até o retorno presencial nas agências do INSS.
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