Netflix: o uso da inteligência artificial é vital para o sucesso da empresa

Publicado por
Evelin Leone
Netflix: o uso da inteligência artificial é vital para o sucesso da empresa – Foto: Shutterstock

Netflix: o uso da inteligência artificial é vital para o sucesso da empresa.

Nenhum título do Netflix é uma coincidência, por trás de cada um deles há uma extensa pesquisa e o uso de aprendizado de máquina para determinar seu sucesso, afirma a mesma empresa de Los Gatos, Califórnia.

A plataforma de streaming reconheceu que há muito em jogo no processo, já que as produções ou conteúdos originais não custam nada.

>>Entretenimento: confira principais lançamentos da Netflix na semana

Duas questões

“Executivos da indústria do entretenimento sempre consultaram dados históricos para ajudar a caracterizar o público potencial para um título usando produções comparáveis, se houver”, disse a empresa.

Mas também a plataforma de streaming que estava em alta na quarentena indicava que sempre usa duas questões-chave em cada processo de filmagem:

  • Quais títulos existentes são comparáveis ​​e de que maneira?
  • Qual tamanho de público você pode esperar e em quais regiões?

A Netflix é baseada na aprendizagem por transferência, na qual os parâmetros aprendidos de uma “tarefa de origem” melhoram o desempenho de uma “tarefa de destino”. As tarefas de origem são representadas pelas duas perguntas anteriores.

>>Netflix: veja como saber se um estranho usa sua conta sem permissão

Mas, além disso, a plataforma cria um “mapa de similaridade” no qual a inteligência artificial usa os metadados, rótulos e resumos de um programa, que ajudam a determinar os links para outros títulos.

Com o tamanho do público, o serviço tem um modelo de inteligência artificial que compara o tamanho do público para empregos semelhantes em um determinado país. Se é provável que um drama tenha um bom desempenho na Espanha, não só a publicidade na região aumentará, mas também preparará a dublagem e as legendas mais cedo.

Os sistemas monitoram a si mesmos, permitindo que acessem uma gama muito mais ampla de títulos.

>>WhatsApp: assista vídeos do YouTube, Facebook e Netflix sem sair do app

Por fim, a Netflix reconhece que o sucesso de seus títulos é determinado por seus membros, embora todo o possível deva ser feito para atender às suas necessidades, dadas as ferramentas e dados de que dispõe.

“Identificamos duas maneiras de apoiar os tomadores de decisão de conteúdo: trazer títulos semelhantes à luz e prever o tamanho do público, levando em consideração várias áreas, como aprendizagem por transferência, incorporação de representações e processamento de linguagem natural e aprendizagem supervisionada”, observou a empresa.

>>Netflix lança função para ajudar os pais a conhecer os gostos de seus filhos