Netflix: o uso da inteligĂȘncia artificial Ă© vital para o sucesso da empresa.
Nenhum tĂtulo do Netflix Ă© uma coincidĂȘncia, por trĂĄs de cada um deles hĂĄ uma extensa pesquisa e o uso de aprendizado de mĂĄquina para determinar seu sucesso, afirma a mesma empresa de Los Gatos, CalifĂłrnia.
A plataforma de streaming reconheceu que hĂĄ muito em jogo no processo, jĂĄ que as produçÔes ou conteĂșdos originais nĂŁo custam nada.
>>Entretenimento: confira principais lançamentos da Netflix na semana
Duas questÔes
“Executivos da indĂșstria do entretenimento sempre consultaram dados histĂłricos para ajudar a caracterizar o pĂșblico potencial para um tĂtulo usando produçÔes comparĂĄveis, se houver”, disse a empresa.
Mas também a plataforma de streaming que estava em alta na quarentena indicava que sempre usa duas questÔes-chave em cada processo de filmagem:
- Quais tĂtulos existentes sĂŁo comparĂĄveis ââe de que maneira?
- Qual tamanho de pĂșblico vocĂȘ pode esperar e em quais regiĂ”es?
A Netflix Ă© baseada na aprendizagem por transferĂȘncia, na qual os parĂąmetros aprendidos de uma “tarefa de origem” melhoram o desempenho de uma “tarefa de destino”. As tarefas de origem sĂŁo representadas pelas duas perguntas anteriores.
>>Netflix: veja como saber se um estranho usa sua conta sem permissĂŁo
Mas, alĂ©m disso, a plataforma cria um âmapa de similaridadeâ no qual a inteligĂȘncia artificial usa os metadados, rĂłtulos e resumos de um programa, que ajudam a determinar os links para outros tĂtulos.
Com o tamanho do pĂșblico, o serviço tem um modelo de inteligĂȘncia artificial que compara o tamanho do pĂșblico para empregos semelhantes em um determinado paĂs. Se Ă© provĂĄvel que um drama tenha um bom desempenho na Espanha, nĂŁo sĂł a publicidade na regiĂŁo aumentarĂĄ, mas tambĂ©m prepararĂĄ a dublagem e as legendas mais cedo.
Os sistemas monitoram a si mesmos, permitindo que acessem uma gama muito mais ampla de tĂtulos.
>>WhatsApp: assista vĂdeos do YouTube, Facebook e Netflix sem sair do app
Por fim, a Netflix reconhece que o sucesso de seus tĂtulos Ă© determinado por seus membros, embora todo o possĂvel deva ser feito para atender Ă s suas necessidades, dadas as ferramentas e dados de que dispĂ”e.
“Identificamos duas maneiras de apoiar os tomadores de decisĂŁo de conteĂșdo: trazer tĂtulos semelhantes Ă luz e prever o tamanho do pĂșblico, levando em consideração vĂĄrias ĂĄreas, como aprendizagem por transferĂȘncia, incorporação de representaçÔes e processamento de linguagem natural e aprendizagem supervisionada”, observou a empresa.
>>Netflix lança função para ajudar os pais a conhecer os gostos de seus filhos