Nem tudo que brilha é a sua aposentadoria: descubra como o novo golpe acontece

Publicado por
Jerffeson Brandao
Nem tudo que brilha é a sua aposentadoria: descubra como o novo golpe acontece

Nem tudo que brilha é a sua aposentadoria: descubra como o novo golpe acontece.

Aposentados e pensionistas do INSS (Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social) precisam entender que nem tudo que brilha é a sua aposentadoria ou grana extra. Novo golpe está acontecendo e já pegou muitos segurados em todo o país. Portanto, veja como a nova fraude acontece.

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Dona Maria dos Anjos tem 65 anos e é uma das pessoas que foram surpreendidas com o novo golpe. Maria mora com filha e dois netos. Sua aposentadoria é o pilar de sustentação da família. Ela recebe um pouco mais de R$ 1.500 pelo INSS.

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Entenda como funciona o novo golpe

Na última semana o INSS anunciou que iria notificar mais de 600 mil aposentados, pensionistas e outros segurados por telefone, SMS e aplicativo. De lá pra cá, aposentados e pensionistas de todo o país passaram sofrer com um novo golpe que funciona de duas formas diferentes, mas possui o mesmo objetivo, tirar dinheiro dos segurados.

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Como a fraude funciona?

De repente o celular do aposentado ou pensionista toca e ao atender a ligação, uma pessoa bem educada se passa por uma atendente da Central 135 do INSS. Durante a ligação cordial, informa ao segurado que ele precisa enviar alguns documentos para o INSS para cumprir exigências, em alguns casos eles, oferecem benefícios e vantagens, em seguida, passam a solicitar as informações pessoais das vítimas. É com estes dados que eles causam um grande prejuízo aos aposentados e pensionistas.

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A conversa dos golpistas é tão convincente que alguns segurando acabam dados as informações que eles pedem, inclusive o número do beneficio, além de dados do cartão, RG, CPF, código do cartão e o pior de tudo, a senha.

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A informação dos dados permite que os bandidos façam compras com o cartão de débito e crédito. Há casos em que os criminosos até tomam empréstimos em nome dos aposentados que só descobrem a fraude após visualizar um desconto de determinado valor direto no salário.

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Dona Maria dos Anjos, aquela do início da reportagem, sabe bem do poder de persuasivo do bandidos. “Eu recebi uma ligação, são educados. Eles pediram meus dados. Cheguei a passar parte do meu CPF, mas quando me pediram a senha eu me toquei que era golpe e desliguei a ligação. Onde já se viu passar senha, ainda mais por telefone?”, contou ao INFORME BRASIL.

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Outra forma de enganar os aposentados e pensionistas nessa nova modalidade é por meio das mensagens de WhatsApp e SMS. Nesses casos, pode ser que os criminosos enviem um link para os aposentados e pensionistas do INSS enviar os dados pessoais.

O INSS esclarece tudo para você

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) admitiu que os segurados têm recebido ligações de pessoas que se passam por atendentes da Central 135 – canal oficial de contato com o órgão – nas quais os golpistas solicitam dados pessoais ou número do benefício. Por isso, o INSS ressalta, caso isso aconteça, não confirme seu dados. O INSS, quando entra em contato com o cidadão, não pede este tipo de informação.

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De fato, desde a última quarta-feira (15/07), o INSS está entrado em contato, por meio de ligações da Central 135 ou SMS, com os segurados que precisam cumprir exigências. Os atendentes do INSS só passam as orientações sobre como proceder para o envio de documentação. O segurado será informado da pendência no requerimento para poder fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).

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Então, é preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135.

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