Nem sempre são pulgas! 5 razões pelas quais seu cachorro se coça o tempo todo
Você já notou que seu cachorro se coça desesperadamente e quase o tempo todo? Se a resposta for sim, você deve ficar muito atento a outros sintomas que ele pode apresentar com o passar dos dias e procurar ajuda imediata de um veterinário. Pois bem, um erro que muitos donos cometem é ignorar o desconforto do cão e presumir que um banho com sabonete especial resolverá tudo, já que a primeira suposição é que a coceira é causada por pulgas.
E é que, embora cuidemos mais dos peludos, eles nunca estão isentos de uma pulga pulando sobre eles para fazer de sua pele seu novo lar, principalmente durante os passeios no parque ou se outros cães se aproximarem deles. Embora este seja um cenário muito válido, esses insetos não são a única razão pela qual seu lombo coça o tempo todo.
Por outro lado, se depois de verificar a fundo seu pelo e não encontrar a presença de pulgas, a próxima coisa que você deve fazer é ver os cinco motivos mais comuns que causam coceira em seu animal.
A dermatite não é um problema exclusivo dos humanos. Embora existam vários tipos dessa condição, todos apresentam um sintoma comum: coceira excessiva. Algumas de suas principais reações são vermelhidão, presença de pontas ou espinhas, ressecamento, descamação ou alteração da cor da pele. Seja por hereditariedade ou por uma reação alérgica, é importante aprender a identificar os sintomas e procurar atendimento veterinário imediato para evitar momentos de desconforto e dor para o seu pet.
Os cães também podem sofrer com problemas de caspa ao longo da vida e por isso é importante estar atento a esse problema ao levá-lo ao veterinário para receber um diagnóstico, já que os sintomas costumam ser confundidos com outras doenças.