Dicas de Casa

Não troque seu colchão! Siga estas 3 dicas para EVITAR que afunde

Publicado por
Yanara Cardeal

Quantas vezes você não conseguiu dormir porque seu colchão já estava afundado? Esse tipo de problema pode trazer consequências, como dores nas costas. Por isso, é importante saber lidar com esse tipo de problema e conhecer algumas soluções para o seu colchão murcho antes de trocá-lo por um novo.

Comprar um colchão não é barato, e costuma ser algo complicado, podendo trazer consequências para a nossa carteira. Mas não se preocupe, um colchão murcho não é o fim do mundo, pois existem três truques infalíveis que podem ajudá-lo a manter seu colchão por mais tempo.

Não troque seu colchão! Siga estes 3 dicas para evitar que afunde Foto: Freepik

É preciso lembrar que um colchão afundado ou danificado não permite que o corpo descanse corretamente, pois não permite que ele se acomode adequadamente. O Matres Advisor, um site especializado nesse tipo de problema, afirma que as principais consequências de um colchão danificado são as seguintes:

  • Dor e desconforto, principalmente quando o colchão está afundado, pois a tensão não é a mesma e ele não sustenta o corpo corretamente. Isso pode levar a uma torção no pescoço, dor lombar e acordar com dores e incômodos.
  • Além disso, você pode acordar desconfortável por dormir em uma superfície irregular, o que dificulta o sono.
  • Se o seu colchão tiver molas internas, é possível que elas percam força e não suportem a espuma ou que as molas da camada superior do travesseiro sejam mais ruidosas. Portanto, eles se tornam barulhentos, o que pode dificultar o sono.

3 truques para evitar que o colchão afunde:

Caso comece a notar que o seu colchão está afundando, pode aplicar os seguintes truques e assim evitar trocá-lo:

1- Use um sobrecolchão. Eles podem ser a solução para todos os seus problemas, pois vão acomodar o seu colchão sem ter que trocá-lo. Geralmente, você os encontra em supermercados ou lojas de departamento e a maioria é de boa qualidade. Basta selecionar a marca, características e tamanho que mais lhe convêm.

2- Vire o colchão. Assim que começar a sentir que está afundando, você pode virá-lo e torná-lo estável por um tempo e continuar a funcionar de maneira ideal. É melhor girá-lo uma vez por mês ou o que o fabricante ou distribuidor recomendar.

3- Tenha uma base firme. Acredite ou não, o bom estado da base pode ser a diferença entre um colchão saudável e um que se desgasta rapidamente. Por isso, recomendamos que você inspecione a estrutura de sua cama e verifique se há alguma falha estrutural. Isso não apenas fará com que seu colchão afunde, mas também pode ser perigoso.