Não seja mais enganado: Como saber se o mel de abelha é puro ou falso? Tem muito mel comercializado que é impuro. Leia atentamente e fique esperto!
O mel de abelha é um alimento muito nutritivo para os seres humanos. Seu sabor é muito doce e sua consistência é muito viscosa. É considerado o alimento primitivo mais consumido pelo ser humano.
Contém altos níveis de glicose e frutose que lhe conferem aquele sabor doce peculiar. Também possui diferentes substâncias menores, como enzimas, aminoácidos, antioxidantes, vitaminas e minerais.
O mel de abelha natural contém grandes benefícios para a saúde humana, quando consumido 100% puro. Estudos realizados pelo Palynology Research Laboratory da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, afirmam que mais de 75% do mel comercializado é impuro. Então você precisa fique ligado!
A adulteração existente neste produto prende-se com a adesão de substitutos do mel com xaropes à base de frutose e por tratamentos térmicos que impossibilitam a sua cristalização, ultrapassando o seu limite de tolerância, provocando uma decomposição entre os elementos que o compõem.
Atualmente, identificou-se que o consumo desses substitutos açucarados usados para adulterar o mel teve efeitos negativos no metabolismo humano, especialmente no controle dos níveis de glicose no sangue, para pessoas que sofrem de diabetes.
1º método: Para o primeiro método basta pegar uma colher de sopa de mel e colocá-lo sobre um copo de água. Se dissolver completamente significa que não é puro. A quantidade de açúcar que existe no mel dificulta sua dissolução.
2º método: Outra forma é fazer o mesmo processo de colocar o mel num copo de água, mas desta vez adicionar cinco a quatro gotas de vinagre, se começar a espumar significa que é falso.
3º método: A maneira mais fácil de verificar se o seu mel é autêntico é pegar este alimento com uma colher e virar. Se cair no chão de forma rápida significa que é falso. Pois os açúcares de boa qualidade ficam presos à colher enquanto os outros vão cair rapidamente devido à humidade que contêm.
4º método: Com um fósforo aceso, coloque uma colher de mel, se começar a pegar fogo significa que é puro. Caso contrário não fará efeito, pois geralmente contém água, evitando assim que acenda.
5º método: Se você tem iodo em casa, coloque apenas duas ou três gotas em um copo de água com mel dentro, se mudar para uma cor azul significa que não é puro. Isso ocorre porque eles contêm farinha ou amido.
Agora que você já sabe, aplique essas dicas simples para verificar se o seu mel é puro ou falso e fique o mais saudável possível. Saboreie-o em pratos ou bebidas e partilhe este ingrediente nutritivo com quem mais gosta.