Cozinhar o frango na água é uma das formas utilizadas, não só porque podemos usá-lo para preparar uma infinidade de pratos, mas também porque é a maneira mais fácil e rápida de cozinhar o frango com perfeição.
No entanto, ao fazê-lo podemos cometer vários erros que estragam a textura do frango. Por isso conheça os 3 erros mais comuns que se cometem na hora de cozinhar o frango. Não faça mais.
Ao contrário dos vegetais, que devem ser cozidos em água fervente, o frango é melhor cozinhar desde o início com água fria. Assim o frango vai cozinhar perfeitamente por dentro e por fora.
Não importa qual parte do frango você esteja fervendo, sempre comece cozinhando em água fria ou em temperatura ambiente. Lembre-se que você pode adicionar ervas, especiarias e sal para dar um sabor melhor.
Com certeza você já viu que ao ferver o frango forma-se uma espuma branca na superfície. Essa espuma não é prejudicial à saúde, pois se forma graças à coagulação das proteínas que o frango contém.
Essa espuma deve ser sempre retirada, pois não dá um aspecto apetitoso ao caldo de galinha, pois essas proteínas solidificam quando resfriadas. Há quem diga que estes dão um cheiro e um sabor mais fortes que não são muito agradáveis .
Para retirar essa espuma, basta usar uma concha e retirá-la do caldo. Coloque uma tigela ao lado da panela para que você possa retirá-la toda vez que ela se formar.
Um dos maiores riscos ao cozinhar o frango é que ele fique cru por dentro, pois isso pode causar grandes problemas para a saúde e é por isso que costumamos ferver o frango por um longo período. Porém, se fervermos por muito tempo, o frango ficará com uma textura dura e mastigável, muito desagradável! Se for cozinhar pedaços de frango sem osso, o ideal é fervê-los por 20 a 25 minutos. Se os pedaços tiverem ossos, recomendo deixar no caldo por 30 a 35 minutos. Antes de desligar o fogo, verifique se o frango está cozido por dentro.