Não faça isso em seu currículo se quiser encontrar um emprego
Quando um candidato pergunta por que já se passaram mais de 1 ano desempregado, meu primeiro pensamento é que há um problema com seu currículo. Ninguém nos ensina a fazê-lo, e nem sempre temos clareza sobre o que escrever e o que não escrever. Um currículo tem um objetivo principal: vender-se como profissional.
Ele também deve fornecer à empresa informações básicas de contato, mostrar por que você pode ser o escolhido para o trabalho e fazer com que eles queiram conhecê-lo pessoalmente. Quando você consegue isso com seu currículo, o recrutador liga para você para marcar uma entrevista.
Pelo contrário, quando seu currículo não é relevante, ninguém o vê, ninguém está interessado em você e você fica esperando uma ligação que não chega. Para evitar que isso aconteça, compartilho com você os 3 piores erros que seu currículo pode ter.
Não faça isso em seu currículo se quiser encontrar um emprego
1- Cuidado com erros ortográficos
Se há algo que pode descartá-lo imediatamente de uma posição, é que seu currículo não pareça cuidadoso, detalhado e tenha vários erros, principalmente se forem gramaticais ou ortográficos. Após o segundo erro no currículo, é muito provável que um recrutador pare de ler.
Por isso, uma das dicas mais eficazes para evitá-lo é revisá-lo quantas vezes forem necessárias, ou até mesmo compartilhá-lo com amigos e familiares que podem destacar outros erros que você pode não ter percebido.
2- Informações desatualizadas
Outro ponto importante a ter em mente é que os dados, treinamento e experiência estão atualizados. Não há nada pior do que encontrar esse tipo de erro e apresentar uma imagem menos profissional. Além disso, muitos currículos são cada vez mais digitais, e incorporam códigos QR, hiperlinks ou currículos online, por isso é importante verificar se os links funcionam antes de enviar nossa inscrição.
3- nunca mais de uma página
A maioria das equipes de RH preferem que os currículos tenham apenas uma página. Concentrando assim a mais importante experiência e conhecimento do candidato. Este resumo da sua vida profissional deve ser uma porta para que a empresa o conheça em primeira instância e depois, em entrevista, explique com mais detalhes os motivos da contratação.
É importante destacar em seu currículo apenas as melhores coisas, como projetos, realizações ou resultados de empregos anteriores.