Não confie: é assim que eles conseguem hackear suas mensagens do WhatsApp

Não confie: é assim que eles conseguem hackear suas mensagens do WhatsApp. Embora a plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp tenha alguns mecanismos de segurança para impedir que pessoas não autorizadas acessem sua conta neste popular aplicativo, que é o mais usado do gênero no mundo, ainda existem alguns perigos de que os cibercriminosos acessem seus bate-papos ou enviem mensagens para seus contatos fingindo ser você, com todos os riscos que isso acarreta.

Para que tente salvaguardar os seus dados pessoais e os dos seus contatos, sejam eles familiares ou amigos, o melhor é que conheça os pontos-chave onde deve estar atento e evite cometer os erros que causam essas interferências não autorizadas ao terceiros, sendo estas formas as mais frequentes:

Através do WhatsApp Web. O deslize mais óbvio e uma das maneiras mais fáceis de alguém ter acesso aos seus bate-papos é um erro básico cometido pelos usuários desta versão para desktop.

Quando utilizado em um computador público, do local de trabalho ou no computador de outra pessoa, é comum que, ao terminar de usar a plataforma WhatsApp Web, os usuários simplesmente fechem a janela do navegador onde o portal está localizado, mas sem fechar sessão, para que qualquer pessoa que posteriormente entrar no site encontrará todas as suas conversas ao seu alcance, assim como as informações de seus contatos e as mensagens que você tem com eles.

Seu histórico de bate-papo. Quando um smartphone é perdido ou roubado e eles têm acesso aos seus aplicativos, eles podem exportar seu histórico e o arquivo é enviado por e-mail para o destinatário que usará suas informações.

Embora seja necessário que a pessoa tenha acesso ao seu dispositivo pessoalmente, com um descuido momentâneo em que você lhe dá essa oportunidade, será suficiente para ela realizar a operação nas suas costas e depois aproveitar essa situação.

Cópias de segurança. Sabe-se que a empresa do WhatsApp faz backups regulares, que podem ser carregados na nuvem para armazenamento através do Google Drive, o que faz você esquecer parte do incômodo de trocar de celular cobrando automaticamente de sua conta também migrando todas as informações, mas se um hacker conseguir entrar no seu Drive, todos esses dados ficarão à sua mercê se não forem criptografados.

Arquivos infectados com malware. Essa estratégia seguida pelos hackers consiste em enviar arquivos digitais infectados com softwares maliciosos que, ao serem recebidos em seu celular e rodar o programa oculto em um arquivo multimídia, podem sequestrar seu celular.

O arquivo em questão pode ser usado para monitorar suas conversas ou para realizar um golpe contra você, o que você pode evitar se desativar a função de download automático desses documentos e aceitar apenas aqueles que parecem confiáveis ​​de seus contatos.

Novos riscos. Não estamos a salvo da descoberta de uma vulnerabilidade para acessar seus bate-papos por meio de erros na plataforma digital encontrados por hackers e explorados para obter mais vítimas cujas conversas são expostas e, assim, podem fazer uso indevido dos dados que contêm .

Para não ser pego de surpresa, o que você deve fazer é ter todos os aplicativos atualizados, principalmente seu WhatsApp com a versão mais recente que você encontra na loja do seu smartphone.