NÃO compre ALHO se ele estiver desse jeito e aprenda a conservá-lo por mais tempo? Confira o passo a passo fácil!
O alho é um dos alimentos mais saudáveis com grandes propriedades nutricionais que conferem diversos benefícios ao ser humano. Sabe-se que este alimento possui mais de dois mil componentes ativos, incluindo vários óleos essenciais, quercetina, frutosanos, compostos sulfurosos uma grande variedade de vitaminas e minerais e antioxidantes, razão pela qual também é explorado para fins medicinais e remédios naturais.
O alho também é o vegetal ideal para temperar as refeições e tornou-se um ingrediente fundamental nas receitas espanholas. Este alimento pode ser mantido em condições ideais por mais de oito semanas. Isto é, desde que estejam em local fresco, seco, bem ventilado, fora da geladeira e fechados.
1º Passo: A primeira coisa que você deve observar para ver se está bem preservado. A sua visão pode ajudá-lo a detectar rapidamente se um alho está em mau estado. Um caule verde pode estar presente, isso indica brotação, mas não necessariamente danos.
2º Passo: A segunda coisa que você deve levar em consideração para ver se está preservado corretamente é testá-lo ao toque. O alho deve estar duro e firme, com ou sem casca. Mas se ao serem tocados estejam muito macios ao toque, moles e apresentem líquido, é hora de descartá-los, pois não são próprios para consumo.
3º Passo: Por último, o alho tem um aroma muito característico, se for intenso indica que está em bom estado. Se ao cheirá-lo identificar um cheiro azedo, isso indica que está começando a estragar, então você deve jogá-lo fora.
Para conservar o alho por mais tempo, você deve seguir uma série de recomendações. Desta forma poderá prolongar a sua vida útil e evitar o desperdício de alimentos. O alho deve ser sempre armazenado em local escuro e seco em um recipiente com tampa. Por outro lado, devem ser ventilados, por isso uma panela de alho é uma boa opção.