Mutirão para 2ª via gratuita de documentos acontece neste sábado no RJ

Mutirão para 2ª via gratuita de documentos acontece neste sábado no RJ.

A Fundação Leão XIII vai promover neste sábado (26) uma ação social que oferece gratuidade na segunda via de documentos como carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito.

A ação irá ocorrer na Associação de Moradores do Morro da Chacrinha (Rua Moisés Borges 19), na Tijuca, das 9h às 13h. No local, a população também poderá esclarecer dúvidas sobre a emissão do Vale Social, da Carteira de Trabalho Digital e do seguro-desemprego, além de fazer inscrições em portais de vagas de emprego.

>CPF como documento único: saiba se é verdade e como irá funcionar

Em razão da pandemia do novo coronavírus, os atendimentos serão limitados com a distribuição de senhas. Além disso, será obrigatório o uso de máscara e álcool gel, além do distanciamento de pelo menos 1,5m entre as pessoas, com apenas uma pessoa por atendimento, sem a presença de acompanhantes, com exceção para crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Para solicitar isenção da carteira de identidade será necessário apresentar original da certidão de nascimento. Para as certidões de nascimento, casamento e óbito, é importante estar com original ou cópia do RG em mãos.

>Abono emergencial: Projeto cria cota única para enfrentar queda de renda

Se a pessoa não possuir nenhum documento, o primeiro a ser tirado deve ser a segunda via da certidão de nascimento e, para isso, o cidadão deve ter em mãos o local do seu registro de nascimento. Se for certidão de casamento, deve ser o local onde o registro de união foi realizado.

Quem desejar levar o projeto itinerante para o seu bairro ou região deve acessar o site da Fundação (www.leaoxiii.rj.gov.br) e preencher o formulário de solicitação que está disponível.

>Atendimento virtual: Receita Federal lança serviços para CPF pelo Telegram

Uma equipe vai receber o pedido e agendar, em seguida, uma visita ao local para verificar as condições do espaço, seguindo alguns critérios técnicos. Com esta aprovação, o evento é marcado. Os pedidos devem ser feitos à Fundação com um prazo de antecedência de 20 dias.

Fonte: EXTRA