“Fui passar uma temporada nos Estados Unidos em 2006 para estudar. Como precisava me sustentar, comecei a trabalhar na recepção de uma academia. Dois meses depois, resolvi alugar um quarto na casa do Troy, o dono da academia e, em três meses, nos apaixonamos. Acompanhar o dia a dia dele me fez repensar meus hábitos. Por exemplo, logo que fui morar com ele, perguntei onde o sal e o açúcar estavam guardados. Troy disse que nunca teve isso em casa!
Meu marido nunca reclamou do meu corpo. Pelo contrário, ele dizia que eu era linda. Mas, como Troy é personal trainer e participava de campeonatos de fitness, resolvi pedir ajuda para ficar sarada como aquelas mulheres que ele treinava! Até porque eu me sentia mal quando íamos à praia. Queria enfiar minha cara na areia! Poxa, ele lá, com seu corpo perfeito, e eu gordinha… Aos poucos, Troy começou a me incentivar a malhar e mudar meus hábitos alimentares.
Muitas mulheres dizem que, depois que se casam, engordam. No meu caso, foi o contrário. Depois que fui morar com meu marido, passei a viver o estilo de vida light dele. Se antes eu amava bolacha recheada, depois deixei de comê-las porque isso não existia na nossa casa. E assim fui esquecendo essas porcarias! Antes, eu também tomava litros de refrigerante em todas as refeições. E esse foi o primeiro item que cortei da minha vida quando decidi emagrecer.
Nessa nova rotina, aprendi que, para perder peso e não ficar flácida, é preciso combinar alimentação saudável e exercício. Uma coisa não funciona sem a outra. Então, passei a comer quinua em grãos e linhaça em pó todos os dias. Com a linhaça, até o cabelo e as unhas ficam uma maravilha, crescem que é uma beleza! E a quinua sustenta por um longo período. Seis meses depois, eu já estava feliz da vida comprando shortinhos e calças novas com duas numerações a menos. E, em nove meses de dieta, passei do manequim 46 para o 38!
Já paguei muita academia sem nunca ter ido! Mas isso é passado. Agora, faço exercícios aeróbicos quatro dias por semana e musculação nos outros três. Ou seja, malho todos os dias e adoro! É impressionante como malhar melhora o meu humor e me deixa disposta! Sem contar que conquistei a barriga dos sonhos. Pintaram músculos que eu nem sabia que existiam em mim. A autoestima foi lá para cima! Minhas pernas ficaram um luxo! As coxas e panturrilhas, superdefinidas! Meu bumbum ficou todo empinadinho. O auge da minha felicidade foi o dia em que andei de bicicleta usando shortinho e a parte de cima do biquíni. Cheguei a chorar de alegria! Liguei na hora para minha mãe para contar. Fora a minha vida sexual, que ficou incrível! O que antes eu só fazia no escurinho, agora faço em qualquer lugar. E com a luz sempre acesa!
E não é que, além de um corpo novo, ganhei também uma nova profissão? Tomei tanto gosto pela malhação e pela vida saudável que me tornei personal trainer. Fiz um curso profissionalizante e dei aulas durante todo o ano passado nos Estados Unidos. Tento ensinar meus alunos que, para ter um corpo bacana, basta deixar os excessos para trás.”
Barbara queria emagrecer e ficar com a barriga sequinha! Para isso, além de malhar, ela investiu no consumo de quinua e linhaça moída. A combinação foi uma escolha excelente e complementar. “A linhaça é um alimento funcional. Ela contém uma fibra solúvel que controla o colesterol e aumenta a sensação de saciedade”, afirma a nutricionista Juliana Mayo.
A dica para a hora da ingestão é dar preferência à farinha em vez de à semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. “Já a quinua potencializa o efeito da linhaça, pois acelera o metabolismo – a queima de gordura – e regula o sobe e desce de açúcar no sangue, que costuma provocar fome mais rapidamente”, finaliza. Além disso, por ser uma ótima fonte de aminoácidos, a quinua é o alimento ideal para quem malha como a Barbara.
1. Quinoa em cápsulas (60 cápsulas), da Vital Natus
Modo de usar: consumir três cápsulas após o almoço e três cápsulas após o jantar.
2. Farinha de Linhaça (200 g), da Chá e Cia
Modo de usar: uma colher (sopa) três vezes ao dia, dissolvida em sucos, leite ou sobre as refeições. Também pode ser usada no preparo de pães, tortas e bolos.
3. Quinoa em grãos (150 g), da Chá e Cia
Modo de usar: os flocos (grãos) de quinua podem ser consumidos principalmente nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, leite e iogurtes.
Por M de Mulher