Receitas

Mousse de chocolate japonês: sobremesa fácil e deliciosa

Publicado por
Evelin Leone

Triunfa no Japão e também na sua cozinha, este mousse de chocolate japonês é tão fácil de fazer, e não precisa de forno e fica muito cremoso. Se não quer ligar o forno mas é um amante de chocolate, esta é a sua receita. E se você quiser que as pessoas se deliciem após o almoço na sua casa, também.

Este mousse de chocolate japonês é uma revolução no país e estará em casa em todo o mundo assim que for feito pela primeira vez. Por quê? Porque demora menos de quinze minutos a preparar, não precisa de forno e pode ser feito em vários formatos. Além disso, não possui nenhum tipo de ingrediente difícil de achar.

A doçaria japonesa herda muito da francesa mas com um nível superlativo de requinte e assim consegue receitas perfeitas que podem parecer bolos de ló por fora mas, na realidade, são cremes com uma suavidade maravilhosa. Como é esse mousse?

Ingredientes:

  • Chocolate amargo (70%) para derreter, 200 g
  • Cacau puro em pó, 35 g
  • Maisena, 30 g
  • Pacote de gelatina sem sabor, 10 g
  • leite, 500ml
  • Creme de leite batido, 400 g
  • Leite condensado, 100 g
  • açúcar, 50g
  • Sal, 1/2 colher de chá

Como preparar o mousse de chocolate japonês:

Em uma tigela com água bem fria, mergulhe as folhas de gelatina. Por outro lado, misture o cacau com o amido de milho e 200 ml de leite integral em uma tigela ou tigela. Mexa para remover o máximo de grumos possível e reserve.

Em uma panela, coloque o restante do leite com o creme de leite, o leite condensado, o açúcar e o sal. O sal é fundamental nesta receita porque dá um contraponto muito bom ao chocolate. Deixe ferver, mexendo com um batedor para que a parte inferior não queime.

Quando começar a ferver, adicione a mistura de cacau que reservamos e continue mexendo sem parar. Teremos que fazer com que tenha consistência com a ação do calor. Será perfeitamente perceptível, o ideal é fazê-lo em fogo médio, e você verá como fica a consistência como se fosse um creme de confeiteiro.

Quando tivermos o creme pronto, abaixe o fogo ao mínimo e adicione aos poucos o chocolate picado. Pode ser feito mesmo com o fogo desligado e o chocolate derrete com o calor residual da mistura. Misturar constantemente. Por fim, prepare a gelatina normalmente e junte à mistura com o fogo já desligado, mexa bem.

Forre o molde com filme plástico para que seja fácil desenformar, tentando deixar o mínimo de rugas possível. Despeje a mistura na forma e leve à geladeira por pelo menos 12 horas. É importante que fique bem.

Desenforme com cuidado e finalize com mais cacau por cima, adicionando com um coador ou filtro de chá. Corte em porções como se fosse um bolo, com cuidado.