Molhos deliciosos e saudáveis que você pode fazer com azeite. Existem vários molhos que podem ser feitos com azeite para acompanhar e melhorar as características organolépticas dos pratos. Este ingrediente é muito saudável quando consumido em doses adequadas. Ele consegue fornecer uma quantidade significativa de ácidos graxos essenciais.
Vamos mostrar, então, quais são os melhores molhos que você pode fazer com azeite para variar a dieta. Lembre-se de incluí-los no contexto de um padrão variado e equilibrado.
1. Guacamole
Guacamole é um molho de origem mexicana que combina azeite extra virgem com abacate. Graças a esses ingredientes, uma boa quantidade de ômega 3 é introduzida no corpo.
Para obter os melhores resultados, pimenta-jalapenho e um pouco de cebola roxa devem ser incluídas na receita. Também um pouco de suco de limão e uma pitada de sal.
Guacamole é uma preparação mexicana que ficou famosa em todo o mundo.
2. Alioli
Alioli é um dos molhos mais típicos da cozinha mediterrânea. Neste caso, a base é o ovo junto com o azeite.
Sua contribuição de ácidos graxos é alta, mas possui um toque de alho que a diferencia da maionese tradicional. Graças a este elemento, são fornecidos fitoquímicos que provaram ser decisivos na redução do risco de adoecer.
Alioli pode ser combinado com carne e peixe. Ele ainda vai bem com vegetais, como tubérculos.
3. Pesto
O molho pesto é originário da região da Itália. É feito com azeite, manjericão, alho, pinhões e algum tipo de queijo , como parmesão ou pecorino .
É uma preparação que combina muito bem com massas, embora também possa ser incorporada à pizza. É fácil de preparar e seu sabor é característico.
4. Vinagrete
Há um molho que combina azeite extra virgem com vinagre de vinho. É muito utilizado para temperar saladas e até alguns tipos de frutos do mar.
Realça o sabor dos alimentos e dá-lhes um toque ácido muito interessante. O vinagrete é uma preparação típica francesa. Se quiser deixá-lo mais suave, você pode trocar o vinagre por uma opção balsâmica.
5. Húmus
O homus é uma preparação à base de vegetais que é consumida regularmente no Oriente Médio. Apresenta-se com algum tipo de vegetal cru ou com pão ralado ou salgadinhos.
Vários ingredientes podem ser usados, embora o mais comum seja não faltar grão de bico cozido, tahine ou pasta de gergelim. A partir daqui você pode adicionar alho, páprica, cominho, salsa e suco de limão.
6. Molho de azeite, manjericão e parmesão
Há um excelente molho para mergulhar o pão que é feito de azeite, manjericão, orégano, alho, vinagre balsâmico e queijo parmesão. As proporções são variáveis, dependendo do nível de intensidade final que você deseja alcançar. Geralmente é servido com algum tipo de pão crocante de boa qualidade.