Este delicioso molho de pizza é o preferido pelos italianos como base para suas pizzas caseiras. É um molho de tomate espesso, fácil de preparar e com um sabor excelente. Ideal para acompanhar diversos tipos de pratos.
O molho de pizza é um molho italiano muito utilizado em receitas de massas, pizzas, carnes e até mesmo peixes, como o bacalhau. Sua consistência deve ser espessa, ou seja, deve conter pouca ou nenhuma água.
A principal vantagem de um bom molho pizzaiola é que, quando usado como base para pizzas caseiras, sua baixa liquidez evita que a massa fique muito úmida, resultando em pizzas firmes e deliciosas. É o meu molho preferido para fazer pizzas em casa, e posso garantir que são deliciosas.
Ingredientes necessários:
- 1 kg de tomate maduro
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de orégano seco
- 1 colher de sopa de manjericão seco
- 1 folha de louro
- Pimenta preta moída na hora
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal
Preparação de modo de preparo:
- Descasque e corte os tomates.
- Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e adicione a cebola previamente descascada e bem picada. Refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Acrescente os dentes de alho, que devem estar descascados e picados finamente. Cozinhe por mais alguns minutos e adicione o tomate picado, a folha de louro, o orégano, o manjericão, o açúcar e tempere com sal e pimenta a gosto.
- Deixe ferver e reduza o fogo. Cozinhe descoberto por aproximadamente uma hora, mexendo ocasionalmente.
- Quando o molho estiver espesso, ajuste o nível de sal, se necessário, e o seu molho pizzaiola estará pronto para ser servido com massa, carne ou até peixe. Bom apetite!