Um composto encontrado em laranjas, assim como nas tangerinas, de acordo com um novo estudo, pode combater a obesidade e reduzir os riscos de desenvolver doenças associadas a ela, incluindo a aterosclerose.
Os pesquisadores observam que beber suco de laranja todos os dias pode ter um impacto drástico na obesidade, mesmo nos casos em que uma dieta rica em gordura e colesterol continua sendo consumida. O composto benéfico também foi capaz de reduzir a quantidade de placa nas artérias.
O composto benéfico encontrado nas laranjas é chamado nobiletina, um flavonoide encontrado nas cascas de frutas cítricas – em algumas delas, ele permanece nas frutas mesmo após serem descascadas.
De acordo com o novo estudo da Universidade de Western Ontario, essa molécula oferece vários benefícios à saúde, que podem combater obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Apenas dois copos e meio de suco de laranja por dia já fornecem o suficiente dessa molécula para “reverter” a obesidade, de acordo com os pesquisadores, que observam que ela também foi capaz de começar a reverter o acúmulo de placas nas artérias de ratos.
No entanto, vale a pena lembrar que essa quantidade de suco pode ser exagerada, e qualquer suco de fruta em exagero engorda. Aproveite e entenda por que você deve comer a fruta inteira em vez de fazer o suco.
Voltando ao estudo, verificou-se que os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e colesterol apresentam menor resistência à insulina e corpos mais magros em comparação aos que receberam a mesma dieta, mas sem a nobiletina.
No entanto, testes em ratos que foram geneticamente modificados indicam que alguma outra atividade pode ser responsável.
Obviamente, uma grande questão permanece no momento: a nobiletina tem o mesmo efeito nos seres humanos do que nos ratos? Se pesquisas futuras demonstrarem que sim, as frutas cítricas como a laranja e a tangerina podem ser um tratamento promissor para ajudar a reduzir a obesidade.
Fonte: Mundo Boa Forma