Os usuários de dispositivos móveis da Apple, iPhone e iPad, agora podem desfrutar do modo de tela flutuante do YouTube (PiP, Picture in Picture), que acaba de chegar, respectivamente, aos sistemas operacionais iOS e iPadOS.
PIP significa Picture in Picture e permite que você tenha uma tela flutuante na qual o conteúdo do YouTube é visto em um lado da tela do dispositivo móvel.
Essa incorporação facilita a visualização do conteúdo do YouTube em uma janela que é colocada sobre o restante do conteúdo que aparece na tela do dispositivo móvel. Uma janela que também pode ser movida, permitindo assim o uso do restante dos aplicativos que estão sendo executados no iPhone ou iPad.
Alguns usuários do iOS 15 já podem experimentar o funcionamento desse recurso, enquanto outros terão que esperar até algumas horas ou dias enquanto a disponibilidade geral do mesmo é atualizada.
É uma função da tela flutuante ou pop-up que, além de seu uso em computadores ou por meio de uma extensão do navegador Chrome, os usuários do YouTube Premium já puderam desfrutar anteriormente enquanto para o restante dos usuários do YouTube em sua versão gratuita só estava disponível nos Estados Unidos.
Para verificar se esta função já está disponível, basta acessar o aplicativo YouTube de um iPhone ou iPad, reproduzir um vídeo e depois acessar a tela principal do dispositivo ou abrir outro aplicativo. Caso o PIP já esteja ativado, a reprodução de vídeo do YouTube será automaticamente restrita a uma pequena janela flutuante.
Outra forma de verificar a disponibilidade é aceder à aplicação YouTube onde, através do percurso “Definições – Geral”, acederá a um menu no qual se já aparecer a opção “Picture in Picture” poderá ser activada a janela flutuante.