Você já se perguntou por que o refrigerante em garrafas de vidro parece ter um sabor melhor do que em outras embalagens? Será apenas uma questão de percepção ou há uma explicação científica por trás disso? É hora de descobrir se essa crença popular é um mito ou uma realidade.
Neste artigo, cientistas explicam os fatores que afetam o sabor da bebida e como o tipo de recipiente pode influenciar na sua apreciação. Prepare-se para uma leitura curiosa e esclarecedora!
Mito ou Realidade? Cientistas explicam por que refrigerante em garrafas de vidro tem um gosto melhor
Sara Risch, que é bioquímica e fundadora do laboratório “Science by Design”, fez um estudo onde mostrou os fatores que afetam o sabor da bebida, que estão relacionados com a exposição ao calor, luz solar e tempo de armazenamento. Porém, a bioquímica aponta que existe um fator importante que também influencia, e esse é o tipo de recipiente, devido às reações químicas que interferem no sabor da bebida.
Da mesma forma, o especialista cita que as embalagens plásticas são feitas com acetaldeído e este é transferido para o refrigerante, tornando seu sabor mais doce. Enquanto as apresentações enlatadas contêm alumínio, que possui um polímero que praticamente absorve o sabor adocicado da bebida. Por outro lado, o vidro, composição do material com o qual é feito, é o que mais se aproxima de algo neutro, portanto, ao consumirmos o líquido em garrafas de vidro é possível preservar seu sabor da receita original e inalterado.
Com isso, estaria afirmando que a melhor opção para consumir refrigerantes à base de cola está em sua apresentação em garrafas de vidro, podendo ser aplicado a qualquer tipo de refrigerante.
Vale ressaltar que os primeiros refrigerantes à base de cola foram distribuídos em embalagens de vidro, por isso é provável que muitas pessoas prefiram consumir refrigerantes nesta apresentação por hábito ou por alguma relação com o sentimento de nostalgia. Veja mais curiosidades!