Ministério informa que 17 milhões de pedidos de Auxílio estão represados – Reprodução

Ministério informa que 17 milhões de pedidos de Auxílio estão represados. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou que há 17 milhões de pedidos do auxílio emergencial de R$ 600 represados e prometeu concluir o pagamento da primeira parcela do benefício até o início da próxima semana.

São cadastros considerados inconclusivos por inconsistência nos dados e requerimentos feitos nos últimos dias no aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Desse total entre seis e oito milhões de cadastros deverão ser aprovados, segundo o ministro. Para que a Caixa faça o pagamento, será preciso aprovar um crédito extraordinário, o que deve ocorrer nessa sexta-feira.

 – Site para consulta do pedido de Auxílio emergencial é criado pelo Governo

Dificuldades no cadastramento

O ministro anunciou uma parceria com os Correios para ajudar as pessoas que estão tendo dificuldades para fazer o cadastramento no sistema da Caixa. O pagamento continuará sendo realizado pelo banco.

“Estaremos concluindo a avaliação e pagamento da primeira parcela até o início da próxima semana. Quem, eventualmente, teve qualquer problema e não recebeu, fique tranquilo. Determinação do presidente Jair Bolsonaro e da lei é que as três parcelas estão garantidas para todos”, afirmou o ministro.

Então, as pessoas podem se cadastrar até 02 de julho e neste caso, vão receber as três parcelas de uma só vez. Quem teve o resultado da análise inconclusivo precisa refazer o cadastro no aplicativo da Caixa.

“A partir de segunda ou terça-feira, as pessoas que têm dificuldades, que não conseguirem alguém ou instituição que dispusesse a auxiliá-las poderão ir às agências do Correios, fazer ou refazer o seu cadastramento, absolutamente gratuito. Os funcionários dos Correios em todas as agências vão ajudar para que essas pessoas possam obter o seu auxílio emergencial” disse o ministro.

Assim, o governo pagou o auxílio para 50,5 milhões de pessoas, totalizando R$ 35,7 bilhões. Onyx disse que 37% das pessoas que receberam o benefício estão na região Nordeste; 34,89% são da região Sudeste; 11%, na região do Norte; 9,97%, do Sul e 6,79%, do Centro-Oeste. Os pagamentos começaram em 09 de abril.

“Conseguimos identificar e processar mais de 97 milhões de CPFs, pagamos 50,5 milhões de pessoas e fizemos o maior programa de inclusão bancária digital feita num país ocidental, em menos de 30 dias. São mais de 20 milhões de pessoas que nunca foram enxergadas por nenhum governo.”

 – Benefício emergencial: Justiça do RJ obriga Caixa pagar em até 5 dias

Extra