Ministério e Capes abrem inscrições para bolsas voltadas à temática da família. Uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Edital nº 12/2022 foi publicado no dia 21 de fevereiro, com o objetivo de promover e desenvolver pesquisas que possam estimular a formação de recursos humanos qualificados, além de auxiliar na elaboração de políticas públicas de fortalecimento de vínculos familiares.
Os projetos selecionados devem contemplar alguma das seguintes áreas:
- organização, modalidades de atendimento e cuidados aos membros idosos das famílias brasileiras;
- os impactos das famílias no desenvolvimento escolar pós-covid;
- relações familiares, geração e regeneração de capital social no Brasil;
- atitudes dos jovens sobre a formação de família;
- a relação entre a qualidade dos vínculos familiares e a ocorrência de violência intrafamiliar;
- o impacto dos vínculos familiares sobre a saúde de crianças e adolescentes;
- e trajetórias pessoais, perfis e históricos familiares de adolescentes a partir de 15 anos inseridos em serviços de acolhimento.
A seleção integra uma parceria entre a Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Quem pode participar?
Podem participar docentes e pesquisadores vinculados à programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, recomendados pela Capes.
“É a segunda parceria que fazemos com a Capes. A primeira, em 2020, nos auxiliou na criação do Observatório Nacional da Família, um instrumento de diálogo e pesquisas com a academia e a gestão pública. Agora, neste segundo acordo, seguiremos desenvolvendo estudos que serão fundamentais para o aperfeiçoamento e o surgimento de políticas púbicas de fortalecimento dos vínculos familiares”, disse a titular da SNF, Angela Gandra.
Parceria com Capes
Em 2021, a parceria com a Capes resultou em seis projetos de pesquisa, cada um em uma área temática: políticas familiares, dinâmica demográfica e família, equilíbrio trabalho-família, tecnologia e relações familiares, saúde mental nas relações familiares e projeção econômica das famílias.
Ao todo, o Capes concedeu 43 bolsas, sendo 21 de mestrado e 22 de pós-doutorado.