Mini quiches de queijo e tomate cereja: uma receita deliciosa e fácil

Aprenda a preparar deliciosos mini quiches de queijo e tomate cereja, são ótimos para lanches

Aprenda a preparar deliciosos mini quiches de queijo e tomate cereja, são ótimos para lanches e ainda é muito fácil de preparar. Hoje vamos preparar uma daquelas receitas fáceis e deliciosas para surpreender seus convidados ou simplesmente preparar um jantar rápido e delicioso para seus entes queridos.

Ingredientes:

  • Queijo Muçarela, 100 g
  • Queijo parmesão, 30g
  • Leite integral, 200g
  • Creme de leite, 50 g
  • Farinha de trigo, 20 g
  • Manteiga, 15g
  • Azeite extra virgem, 5 g
  • Sal, meia colher de chá
  • pimenta do reino, a gosto
  • Ovos grandes, 2
  • tomate cereja, 9
  • orégano seco a gosto

Modo de preparo das mini quiches de queijo e tomate cereja:

Começamos preparando os moldes que usaremos para fazer as mini quiches. Usei 6 moldes de silicone de 10 cm de diâmetro. Escovei seu interior com óleo e coloquei um círculo de papel manteiga na base do molde.

Os moldes de silicone desenformam muito bem, mas se o seu não for feito desse material ou você não tiver certeza de como vai desenformar, recomendo que além de untar o interior, coloque duas tiras de papel manteiga cruzadas para formar uma cruz para te ajudar desenformar.

Coloque todos os ingredientes para a massa em uma tigela: a farinha, a manteiga fria cortada em pedaços, o sal e a água e misture. Retire a massa do copo e despeje-a no balcão. Terminamos de amassar com as mãos. Teremos uma massa muito manejável e não pegajosa. Formamos uma bola.

Divida a massa em seis bolas. Achate cada bola suavemente com o rolo e forme discos. Forre uma forma de quiche com cada disco de massa, pressione a massa contra o fundo e as bordas (de modo que o desenho da forma fique marcado, se houver) e corte o excesso de massa de cima.

Pique a massa com um garfo para que durante o cozimento ela não encolha, deforme ou inche. Também podemos ajudar a massa a não se deformar durante o cozimento colocando papel manteiga em cima da massa e pesando-a por cima; por exemplo, algumas leguminosas secas que reservamos para esses casos.

Reservamos na geladeira. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Rale os queijos. Retire para um copo e reserve. Sem lavar o copo, adicione o leite, as natas, a farinha, a manteiga, o óleo, o sal e a pimenta. Misture em um liquidificador Enquanto o recheio está temperando, vamos assar a massa quebrada em branco.

Para fazer isso, vamos pré-cozinhar a massa sem o recheio, para que não transmita umidade à massa e a deixe macia. Então vamos assar o todo. Introduzir as formas com a massa partida no forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos.

Retire os moldes do forno e prossiga para recheá-los. Enquanto isso, mantemos o forno ligado. Distribuímos a massa do copo nos moldes, sem atingir a borda, devemos calcular bem para que ao introduzirmos os ingredientes sólidos do recheio o líquido não transborde.

Polvilhe a massa com uma boa camada do queijo ralado que reservamos. Distribuímos os tomates cereja cortados ao meio com o corte voltado para cima. Polvilhe com orégano. Se, como acontece com meu filho, você não está muito feliz com tomate cereja assado, pode preparar uma versão bem saborosa, perfeita para quem tem muito queijo.

Para isso, além do queijo polvilhado, colocamos uma fatia de queijo de cabra no centro, e ao redor dela distribuímos alguns pedaços de queijo gorgonzola. Além disso, polvilhe com orégano. Asse, com o forno pré-aquecido, as mini quiches a 180ºC com aquecimento para cima e para baixo, durante cerca de 10 ou 15 minutos e depois gratinar por mais 5 minutos, até o queijo estar derretido e dourado.

Servimos as mini quiches de queijo e tomate cereja quentinhas para apreciá-las em todo o seu esplendor, embora também sejam muito saborosas à temperatura ambiente. O resultado são lindas quiches de tamanho individual, com muito sabor, muito fáceis de fazer e para as quais não precisamos de muitos ingredientes.