Método 5s: conheça e entenda como emagrecer rápido e com saúde.
O método 5S é um método de emagrecimento criado em 2015 pela fisioterapeuta dermatofuncional Edivania Poltronieri com o objetivo de promover o emagrecimento, reeducação alimentar e qualidade de vida das pessoas que encontram-se com sobrepeso.
O programa é considerado sociável, saudável, sustentável, simples e saboroso, o que pode ser verificado na aplicação do método.
O tratamento através do método 5S para emagrecer deve ser feito com o acompanhamento de um nutricionista e fisioterapeuta dermatofuncional, já que inclui reeducação alimentar e tratamentos estéticos que incluem o uso de mantas térmicas com infravermelho para ativar a queima de gordura.
De acordo com o proposto pelo método, é possível ter uma perda de até 15 kg por mês, além de acabar com o efeito sanfona, já que atua regulando o metabolismo e controlando a ansiedade.
O tratamento 5S é composto por cinco estratégias de emagrecimento e tem início com uma avaliação inicial de bioimpedância para que se saiba:
Além de ser também solicitada a realização de alguns exames laboratoriais. Dessa forma, é possível saber o estado de saúde da pessoa e estabelecer o plano de acordo com as necessidades.
Nesse método, a pessoa recebe acompanhamento diário por meio de uma aplicativo do método e faz consulta à clínica semanalmente para monitorização e avaliação dos resultados.
Aprenda essa receita deliciosa de lasanha light para incluir na dieta
As cinco estratégias do método 5S são:
De acordo com o resultado da bioimpedância e dos exames laboratoriais, o nutricionista responsável indica uma dieta pobre em calorias e personalizada para a pessoa.
De modo que perda de peso seja favorecida ao mesmo tempo que acontece o processo de reeducação alimentar.
Os pacientes que fazem parte do programa têm liberdade para falar e tirar dúvidas diariamente com a nutricionista através de aplicativos de mensagem.
Além de fazerem parte de um grupo com outros pacientes, no qual eles trocam experiências, dão incentivo e fornecem dicas para os colegas.
Os nutracêuticos são compostos retirados dos alimentos e que trazem benefícios à saúde, como o antioxidante licopeno presente no tomate e as vitaminas e minerais dos alimentos.
Assim, os nutracêuticos costumam ser vendidos na forma de comprimidos ou suplementos alimentares, e no programa 5s são utilizados para suprir deficiências nutricionais e prevenir ou tratar doenças que estejam presentes nos pacientes.
Dessa forma, mesmo com uma dieta pobre em calorias, a pessoa consegue ter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Gorduras boas, como ômega-3, ômega-6 e ômega-9, são fornecidas na dieta para melhorar os níveis de colesterol no sangue, a saúde do sistema nervoso e reduzir a inflamação no corpo, favorecendo o equilíbrio do metabolismo.
Os tratamentos estéticos que fazem parte do programa 5S têm o objetivo de estimular a queima de gordura localizada, estimular a renovação celular e reduzir a presença de estrias e flacidez que normalmente acompanham a perda de peso.
Assim, costumam fazer parte do programa o uso de manta térmica de infravermelho, óleos que ativam a circulação e perda de gordura, massagens corporais e pilates.
O programa 5s é composto por 3 fases:
Perda: principal fase responsável pela perda de peso, com duração variável de acordo com a quantidade de peso que deseja-se perder;
Manutenção: o peso desejado é atingido e a dieta é alterada para manter o peso. Esta fase tem duração de 30 dias;
Reeducação: a reeducação alimentar e os hábitos saudáveis são consolidados, para evitar um novo ganho de peso e o efeito sanfona. Esta fase tem duração de 30 dias.
Cada fase possui um programa alimentar e de tratamentos estéticos específicos, e no início do tratamento é feita uma avaliação nutricional completa para avaliar o estado de saúde do paciente, o IMC, a quantidade gordura no corpo e a quantidade de peso a ser perdida.
O custo do tratamento 5S varia de acordo com a quantidade de peso que deve ser perdida, mas a avaliação inicial tem um custo médio de 100 reais, enquanto o restante do tratamento pode chegar até cerca de 4.500 reais.
Tua Saúde