Mensagens de voz no Twitter: você poderá enviá-las por mensagem privada.
Há algum tempo, o Twitter implantou esporadicamente notas de voz. Um recurso que desapareceu depois de um tempo e permanece na gaveta por enquanto. Apesar disso, o Twitter ainda está determinado a continuar melhorando a forma como nos comunicamos por meio de sua rede social, desta vez movendo as notas de voz para outro site.
>Twitter: algoritmo que seleciona fotos com suposta preferência gera polêmica
Especificamente, para mensagens privadas ou MDs. O Twitter está testando a inclusão de notas de voz em mensagens privadas na rede social, recurso que outras plataformas vêm incorporando há anos. A ideia é simples: poder enviar as mesmas notas de voz que enviamos do Facebook, Instagram ou WhatsApp para nossos contatos do Twitter.
Isso é o que o Twitter comunicou ao The Verge , exatamente dessa forma. O gerente de produto de mensagem direta do Twitter, Alex Ackerman-Greenberg, enviou um áudio de 20 segundos para o editor do Twitter Chris Welch, explicando como a distribuição ocorreria.
>Twitter se prepara para lançar legendas automáticas em áudios e vídeos
Greenberg explica em seu áudio que os usuários do Twitter desejam “mais opções sobre como se expressam nas conversas do Twitter, tanto em público quanto em privado”.
A equipe do produto achou que a interface desse utilitário deveria ser simples e minimalista, projetando “uma experiência de gravação online para facilitar o envio dessas mensagens como parte do fluxo natural da conversa”. Portanto, ele não herda o formato de áudio que víamos nos tweets do Twitter naquela época.
>Twitter explicará os ‘trending topics’ para evitar conversas “soltas”
Não é para menos; um dos motivos para a retirada desta função foi a acessibilidade. Esses tweets de áudio eram problemáticos para usuários com dificuldades e, portanto, recebiam muitas críticas.
Na verdade, o próprio Twitter admitiu; o designer-chefe Dantley Davis disse no meio do protocolo que eles entregaram algo que “não deveria ter entregue sem essa conversa”.
“Mudamos nosso processo de desenvolvimento de produto para que a acessibilidade seja sempre considerada, mesmo durante a conceituação do recurso. Além disso, temos uma equipe de acessibilidade em tempo integral, e isso inclui engenharia e design.”
>Twitter agora esconde tweets copiados literalmente para evitar spam
O primeiro país a receber esse recurso será o Brasil, embora Ackerman-Greenberg não tenha dito nada sobre datas. Na verdade, poderia ser possível para o Twitter adicionar notas de voz aos tweets e mensagens diretas e, assim, recuperar o recurso perdido.
Muitas de suas funções levaram meses para serem implementadas. Portanto, é mais do que provável que teremos que esperar que a rede social de Jack Dorsey se atualize no que diz respeito à acessibilidade.
>TwikTwok: Conheça nova plataforma que combina o TikTok e Twitter