Tecnologia

Melhorias no WhatsApp com foco em negócios

Publicado por
Yanara Cardeal

As pessoas querem que milhões de pequenas empresas e dezenas de milhares de marcas que já usam o WhatsApp os ajudem de forma rápida e conveniente. Agora, o aplicativo de mensagens disponibiliza a possibilidade de encontrar uma empresa diretamente no WhatsApp para que possam explorar as empresas por categoria, como viagens ou bancos ou procurá-las pelo nome. Dessa forma, eles não precisarão procurar números de telefone em sites ou salvá-los em seus contatos.

O WhatsApp construiu a busca de negócios de forma a preservar a privacidade das pessoas. Tudo o que os usuários pesquisam é processado de uma forma que não pode ser vinculada à conta. Para começar, o WhatsApp agora oferece a capacidade de procurar empresas no Brasil, Indonésia, México e Reino Unido, onde as pessoas podem encontrar empresas usando a plataforma WhatsApp Business. No Brasil, a busca também possibilitará encontrar pequenas empresas.

Melhorias no WhatsApp com foco em negócios

Controle  de conversas ao enviar mensagens

À medida que mais e mais empresas usam o WhatsApp, o princípio primordial continua sendo o de oferecer controle das conversas. Isso é importante tanto para o WhatsApp quanto para pessoas físicas e jurídicas. Algumas das empresas que aderiram recentemente ao WhatsApp ajudam as pessoas a abrir uma conta bancária, comprar uma passagem de metrô e ir às compras.

Melhorias no WhatsApp com foco em negócios

Compre o que quiser

O objetivo do WhatsApp é que os pagamentos possam ser feitos com segurança diretamente de um chat com o cartão de débito ou crédito. O aplicativo lançou recentemente essa experiência na Índia e agora está testando no Brasil com vários parceiros de pagamento. Essa experiência de pagamento integrada e contínua será uma virada de jogo para indivíduos e empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp, pois não precisarão acessar um site, abrir outro aplicativo ou fazer um pagamento pessoalmente.

Essas novas experiências fazem parte de uma nova iniciativa para tornar o WhatsApp a melhor opção para seus usuários na hora de se conectar com suas empresas favoritas.

Principais vantagens do WhatsApp Business

1. Perfil comercial

O perfil comercial se difere de um perfil pessoal, como acontece em várias outras redes sociais. Quando sua conta muda para uma conta de negócios, no app, é possível exibir algumas informações como: e-mail, site e a localização do negócio.

Portanto, o usuário não precisa sair do aplicativo e acessar um outro canal de comunicação para ter essas informações sobre a sua empresa.

2. Canal exclusivo para comunicação

Com uma conta de WhatsApp Business, sua comunicação fica completamente centralizada em um só lugar e sua empresa pode atender, com exclusividade, os seus clientes.

3. Mensagem de ausência e saudação

Outra facilidade do WhatsApp Business, é a possibilidade de criar algumas mensagens automáticas. Uma delas é a mensagem de saudação, que pode ser programada quando alguém entra em contato com a sua conta.

Além disso, o app também permite que o usuário da conta de negócios programe outro tipo de mensagem automática, a ser enviada quando uma pessoa envia uma mensagem fora do seu horário de atendimento.

No texto, é possível informar, por exemplo, que o atendente não está disponível no momento e que, em breve, ele será atendido.

4. Facilidade de exibir produtos

Pensando especificamente na facilidade e objetividade da comunicação, o aplicativo também oferece um espaço para exibição de produtos ou serviços. Dentro do aplicativo, tem um catálogo, onde é permitido incluir nome, imagem e preço do que está sendo vendido. Ou seja, funciona como uma vitrine virtual para que o seu público conheça melhor sobre sua marca.

5. Análise de estatísticas

Mais uma das vantagens do WhatsApp Business é o menu de estatísticas. Dentro da versão de negócios do app, existe essa funcionalidade que permite acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas.

Esse recurso auxilia o dono da conta a entender como está sendo o desempenho da sua comunicação com o público, podendo gerar novas ideias e reajustes em sua estratégia.

6. Etiquetas que organizam as conversas

Outra ferramenta importante do WhatsApp Business são as etiquetas, que permitem selecionar os contatos, separando-os por categorias. Isso facilita muito a comunicação, uma vez que seu público estará segmentado.

Portanto, quando for entrar em contato com um de seus clientes, você já saberá o que dizer, como se dirigir a ele, qual tipo de conteúdo ele consome, quais são os produtos mais comprados, enfim. A forma como classifica os contatos, fica a critério do dono da conta.

7. Um único lugar que reúne informações precisas

Diante disso, pode-se observar que o WhatsApp Business centraliza informações fundamentais e objetivas em um só lugar. Ou seja, o cliente que realiza um atendimento via app, não precisa ir para outro canal para saber mais sobre a sua empresa, pois os dados principais estão todos em um único lugar.