Durante o ano todo, as moscas tentam invadir nossas casas, e, sejamos honestos, isso nos incomoda bastante. Além dos repelentes disponíveis no mercado, que geralmente contêm substâncias químicas, há alternativas naturais que podemos experimentar para afastá-las, respeitando o meio ambiente e economizando dinheiro. Hoje vamos explorar algumas dessas opções.
Diz-se que o outono, quando as temperaturas começam a cair, é a época em que as moscas mais invadem nossas casas. Isso é verdade até certo ponto, já que esses insetos, atraídos pelo cheiro dos nossos alimentos, gostam de ser nossos “companheiros de quarto” ao longo de todo o ano.
É claro que existem repelentes químicos que eliminam e afastam as moscas, mas essas substâncias, quando inaladas em grandes quantidades, podem ser prejudiciais à nossa saúde. Felizmente, há diversos remédios naturais que nos ajudam a afastá-las.
Um dos mais conhecidos é o uso de limão e cravo-da-índia. O aroma desses ingredientes é desagradável para as moscas, impedindo que elas se aproximem. Basta cortar o limão ao meio ou em rodelas, espetar os cravos na parte da polpa e colocar perto de portas e janelas.
Outro método eficaz é o vinagre de maçã, que serve como uma armadilha. Coloque um pouco de vinagre em um copo, adicione algumas gotas de detergente, cubra com filme plástico e faça pequenos furos no filme. As moscas serão atraídas pelo vinagre, cairão no copo e não conseguirão sair.
Assim como muitos outros insetos, as moscas detestam odores fortes. Plantas como manjericão, hortelã, lavanda, alecrim e capim-limão são especialmente eficazes para afastá-las. Colocar essas plantas em pontos estratégicos, seja em vasos, folhas soltas em saquinhos de pano, ou preparando soluções para pulverizar pela casa, pode reduzir significativamente a presença desses indesejados visitantes.