O roteador é fundamental para acessar a Internet em casa. Contudo, às vezes, lidar com ele pode ser um desafio. Muitas vezes, problemas como lentidão ou interrupções frequentes estão relacionados à má localização do roteador ou a objetos que bloqueiam o sinal Wi-Fi.
A boa notícia é que muitas vezes é possível contornar esses problemas simplesmente reposicionando certos objetos, evitando assim a necessidade de contatar o provedor de serviços e incorrer em custos adicionais.
Certos objetos têm o potencial de comprometer o sinal Wi-Fi, levando a uma conexão instável. Dentre eles estão:
Manter esses objetos distantes do roteador pode otimizar a cobertura Wi-Fi em sua residência.
Se perceber que seu Wi-Fi está lento, é prudente conferir a velocidade de sua conexão com a Internet. Realizar um teste de velocidade pode ajudar a determinar se está de acordo com o plano contratado. Se os números não baterem, entre em contato com seu provedor para discutir possíveis soluções.
Uma atualização do roteador também pode proporcionar uma melhoria na velocidade. Se a conexão estiver de acordo com o plano, mas o problema persistir, pode ser útil considerar a mudança para um provedor diferente.
Se, após um teste de velocidade, você identificar que seu Wi-Fi continua lento, é possível que seu roteador esteja mal posicionado. Evite locais escondidos ou atrás de barreiras sólidas, como paredes e móveis, pois o sinal Wi-Fi enfrenta desafios ao penetrar esses obstáculos.
Além disso, se o seu roteador suportar, opte pela conexão na banda de 5 GHz, que geralmente oferece uma performance superior à de 2,4 GHz. Para aproveitar essa opção, basta configurá-la nas definições de Wi-Fi dos seus dispositivos e no próprio roteador.