Se você deseja ter a melhor velocidade de conexão com a Internet em sua casa, siga este guia com as dicas que pode realizar em segundos. Problemas com a velocidade da internet podem se tornar muito comuns em muitos lares e poucas pessoas sabem que podem ser resolvidos facilmente.
Se você já trabalhou ou estudou virtualmente, deve ter sofrido com uma conexão lenta ou quedas de rede. São percalços mais comuns do que o esperado, mas nesta nota vamos ajudá-lo a preveni-los com pequenas mudanças dentro de sua casa.
Independente da configuração do seu equipamento ou da qualidade do roteador que você possui, existem vários fatores que influenciam na velocidade da internet. Assim, detectá-los a tempo é um processo fácil se você souber como fazê-lo.
Nesse sentido, para otimizar a conexão que você tem em sua casa, você deve seguir estas instruções simples:
O roteador está muito longe
Iniciamos a lista com um dos motivos mais recorrentes nos dispositivos, pois, por motivos óbvios, quanto mais distante um dispositivo estiver do roteador, o sinal será esmaecido e será desconectado automaticamente. Isso ocorre apesar de ter componentes que funcionam com 5G, já que a distância para um bom sinal é um fator que prevaleceu até agora.
Erro do celular
A má configuração do telefone ou falhas internas fazem com que a conexão em seus diferentes formatos, seja Wi-Fi, Bluetooth, SIM ou outro método, se deteriore. Dito isso, é recomendável atualizar o sistema operacional do equipamento de tempos em tempos, seja Android ou iOS.
Saturação de rede
Por fim, outro motivo bastante comum é quando vários dispositivos, sejam móveis ou remotos, estão conectados à mesma rede Wi-Fi. Isso significa que o sinal não chega a todos com a mesma qualidade. Aqui é aconselhável conectar alguns equipamentos por cabo, caso estejam próximos ao roteador, para que os demais possam operar regularmente.