MEIs e pequenos empresários da região Nordeste são SURPREENDIDOS com um boa notícia | O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deu início neste domingo (21) ao projeto Pelo Brasil, uma iniciativa que visa incentivar a geração de renda na região Nordeste. As atividades tiveram início no estado do Rio Grande do Norte, onde a equipe do Sebrae se encontrou com autoridades e visitou projetos de desenvolvimento gerido por microempresários.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que no ano passado o estado do Rio Grande do Norte gerou 22 mil empregos e abriu 42 mil novas empresas. Com o projeto Pelo Brasil, a intenção é expandir esses resultados positivos para outras localidades da região Nordeste.
“Nossa intenção é dialogar com governadores, prefeitos, líderes comunitários, associações e levar essa vontade de mudança para as ruas, interagir o Pelo Brasil em um grande movimento. As micro e pequenas empresas são as grandes geradoras de emprego no país”, afirmou Décio Lima.
Na terça-feira (23), na Paraíba, o Sebrae lançará o Cidados, uma ferramenta de inteligência artificial que utiliza dados sobre as características de cada município para gerar propostas de novos negócios. Essa iniciativa visa manter o empreendedorismo local, levando em consideração as particularidades de cada região.
De acordo com o levantamento mensal realizado pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos formais gerados no país, além dos Microempreendedores individuais (MEI) que se somam a essa parcela. Segundo a pesquisa mais recente, baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), essas empresas foram responsáveis pela criação de 85,5% dos postos de trabalho no mês de abril.
Com o projeto Pelo Brasil e a ferramenta Cidados, o Sebrae busca fortalecer o empreendedorismo e a geração de empregos nas micro e pequenas empresas, promovendo o desenvolvimento econômico e social no Nordeste e em todo o país. A iniciativa visa estimular a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor dos brasileiros, aproveitando o potencial do mercado local para apoiar a economia nacional.
Veja também: EXCELENTE NOTÍCIA para MEIs e microempresas acaba de sair HOJE 19/05