O número de pessoas registradas como Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil saltou nos últimos anos e já soma mais de 12 milhões de CNPJ nessa categoria profissional. Por isso, é comum que o tema desperta algumas dúvidas e curiosidades na mente das pessoas. Uma delas é: MEI pode ter cartão de crédito?
Normalmente, os bancos e instituições financeiras que oferecem cartão de crédito necessitam da comprovação de renda do trabalhador. Isso inclui outros dados como o tempo de trabalho em que está empregado na mesma empresa, por exemplo. No entanto, quem é MEI não tem esse tipo de informação, afinal trata-se de um trabalhador autônomo.
Por esse motivo, será que é possível ter um cartão de crédito como MEI? A resposta para essa pergunta é sim, mas também depende de alguns fatores. Ou seja, você pode ter cartão de crédito mesmo sendo microempreendedor individual, mas precisa cumprir alguns pré-requisitos para isso.
Primeiramente, entenda que o cartão de crédito nada mais é do que uma espécie de empréstimo que o banco faz ao cliente. Ele gera um limite de crédito e confia que a pessoa irá pagar aquele dinheiro quando usá-lo. Caso atrase a quitação da dívida, serão cobrados juros e taxas como forma de penalização.
Por isso, as regras para se ter cartão de crédito como MEI seguem as mesmas que são aplicadas no caso de pessoas com CPF, como:
Qualquer pessoa que seja MEI, cumpra os pré-requisitos acima e tenha estabilidade nos ganhos mensais poderá solicitar e ser aprovada a ter um cartão de crédito.
Atualmente existem algumas opções de cartão de crédito para MEI que contam com aprovação facilitada de acordo com os contribuintes; são elas: