O número de pessoas registradas como Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil saltou nos últimos anos e já soma mais de 12 milhões de CNPJ nessa categoria profissional. Por isso, é comum que o tema desperta algumas dúvidas e curiosidades na mente das pessoas. Uma delas é: MEI pode ter cartão de crédito?
MEI pode ter cartão de crédito?
Normalmente, os bancos e instituições financeiras que oferecem cartão de crédito necessitam da comprovação de renda do trabalhador. Isso inclui outros dados como o tempo de trabalho em que está empregado na mesma empresa, por exemplo. No entanto, quem é MEI não tem esse tipo de informação, afinal trata-se de um trabalhador autônomo.
Por esse motivo, será que é possível ter um cartão de crédito como MEI? A resposta para essa pergunta é sim, mas também depende de alguns fatores. Ou seja, você pode ter cartão de crédito mesmo sendo microempreendedor individual, mas precisa cumprir alguns pré-requisitos para isso.
O que é preciso para conseguir um cartão de crédito assim?
Primeiramente, entenda que o cartão de crédito nada mais é do que uma espécie de empréstimo que o banco faz ao cliente. Ele gera um limite de crédito e confia que a pessoa irá pagar aquele dinheiro quando usá-lo. Caso atrase a quitação da dívida, serão cobrados juros e taxas como forma de penalização.
Por isso, as regras para se ter cartão de crédito como MEI seguem as mesmas que são aplicadas no caso de pessoas com CPF, como:
- – Não possuir pendências no CPF ou CNPJ, especialmente em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC;
- – Apresentar comprovante de rendimento dos últimos meses;
- – Contar com renda compatível com o limite desejado do banco;
- – Ser um bom pagador e ter boa relação com a instituição financeira;
- – Não possuir débitos com o Fisco; entre outras.
Qualquer pessoa que seja MEI, cumpra os pré-requisitos acima e tenha estabilidade nos ganhos mensais poderá solicitar e ser aprovada a ter um cartão de crédito.
Opções de cartão de crédito para MEI
Atualmente existem algumas opções de cartão de crédito para MEI que contam com aprovação facilitada de acordo com os contribuintes; são elas:
- Cartão de crédito Caixa Empresarial: este cartão está vinculado com uma conta para CNPJ da Caixa e evita que os ganhos se confundam;
- Cartão Elo Empresarial: costuma ter aprovação facilitada, mas cobra anuidade de R$ 150;
- Cartão Elo Empresarial Mais: também conta com anuidade de R$ 180, mas possui algumas vantagens em sobreposição ao anterior;
- Cartão de crédito BNDES: o objetivo deste cartão de crédito é oferecer recursos para subsidiar e financiar os investimentos do MEI.