Últimas Notícias

McDonald’s suspende operações na Rússia; fecha 850 restaurantes

Publicado por
Jerffeson Brandao

O McDonald’s anunciou que fechará temporariamente seus 850 locais na Rússia, colocando suas operações “em pausa” porque não podem “ignorar o sofrimento desnecessário causado à Ucrânia”.

Um comunicado divulgado pela empresa explica que esta medida afetará os 62 mil funcionários que a cadeia tem em todo o território russo, cujos salários continuarão a ser pagos, além de fornecedores e outros parceiros do negócio de alimentos.

O McDonald’s lembra que opera no país há mais de 30 anos e que seus restaurantes podem se orgulhar de servir “milhões de russos diariamente”. O comunicado com o encerramento das franquias foi enviado a cada uma das instalações afetadas e seus funcionários, diz a empresa, que afirma que sua prioridade número um desde o início da guerra “tem sido e são as pessoas”.

“Como empresa, nos juntamos ao mundo condenando a agressão e a violência e rezando pela paz.” O comunicado lembra que os restaurantes da rede na Ucrânia também foram amplamente fechados, mas seus funcionários continuam recebendo seus salários integrais.

McDonald’s e Coca Cola, a outra empresa identificada com o poder comercial e cultural dos Estados Unidos, receberam nos últimos dias pressão para interromper sua atividade na Rússia, um passo que outras empresas, tanto tecnológicas quanto financeiras ou do setor têxtil, têm já tomadas.