McDonald’s lançará seu primeiro hambúrguer vegano nos EUA em 2021.
Embora não seja um produto totalmente novo porque já existem algumas alternativas no mercado, o anúncio do McDonald’s de que está preparando um hambúrguer feito de vegetais até 2021 não só perturbou o mercado de ações – Beyond Meat, a maior empresa californiana.
No mercado de reposição de carnes desde 2013, perdeu oito pontos no Nasdaq. Também mostrou que o compromisso com este tipo de produto não é sobre moda, mas sim sobre uma mudança de paradigma.
O McPlant, que é como será chamado o novo hambúrguer, chegará ao mercado no próximo ano, conforme divulgado nesta segunda-feira pela rede americana, que também renovará sua linha de sanduíches de frango. “O McPlant foi projetado exclusivamente para o McDonald’s, pelo McDonald’s”, disse Ian Borden, presidente internacional do McDonald’s, na última reunião de investidores, de acordo com o jornal USA Today.
>>A receita secreta de deliciosos nuggets revelada por ex-funcionário do McDonald’s
Em setembro de 2019, o McDonald’s começou a desenvolver um hambúrguer vegetal denominado PLT – planta, alface e tomate – e sem carne, feito exclusivamente para o McDonald’s pela Beyond Meat. No entanto, parece que o produto final será feito inteiramente pela própria empresa de fast food.
“No futuro, a McPlant poderia se expandir para uma linha de produtos à base de plantas que incluem hambúrgueres, substitutos de frango e sanduíches para o café da manhã”, pode ser lido em um post da empresa em seu blog.
“Existem outros hambúrgueres à base de plantas, mas McPlant oferece nosso sabor icônico em uma espécie de sanduíche para afundar os dentes (e limpar a boca)“, acrescentou o texto.
“É feito com um suculento hambúrguer à base de plantas e servido em um pão quente de gergelim com todas as coberturas clássicas”, termina a postagem do blog.
>>Conheça o pulo do gato para fazer as deliciosas batatas crocantes ao estilo McDonald’s
Sem data específica
É verdade que o McPlant não será o primeiro hambúrguer feito com extratos vegetais a ser comercializado nos Estados Unidos por uma rede de fast food.
Em 2019, há um ano, o Burger King – que nesse ano ultrapassou os 1.100 milhões de euros em vendas em Espanha com a soma de 849 restaurantes (entre próprios e franqueados) – lançou a sua versão vegana do Whopper, à semelhança de outros Redes como Carl’s Junior ou Del Taco também possuem uma linha de substitutos de carne.
O hambúrguer de fábrica do Burger King, nos Estados Unidos, é feito em colaboração com a empresa Impossible Foods, criadora da proteína heme, que imita o sangramento da carne bovina.
Apesar da novidade do lançamento para o McDonald’s, seu presidente internacional não especificou quando este ano estará à venda na América do Norte.
“Quando os clientes estiverem prontos para isso, nós estaremos”, disse Borden. O salto para o mercado local virá depois que a empresa lançar opções baseadas em plantas em outros países, como o Big Vegan TS que atendeu na Alemanha e Canadá em 2019.
>>Como o McDonald’s! Prepare estas deliciosas batatas Deluxe