A cebola caramelizada é para muitos um básico na cozinha e, embora a maioria opte por comprá-la, é muito mais saudável fazê-la em casa. Este ingrediente é utilizado num grande número de receitas, pois dá um toque especial onde quer que seja utilizado, seja em saladas, hambúrgueres ou como acompanhamento de pratos de carne ou peixe.
A cebola caramelizada tem uma textura macia e suculenta, dando aos pratos uma personalidade própria, pois também é muito fácil de combinar. Para quem é menos cozinheiro, existem receitas muito fáceis de preparar a cebola caramelizada em casa, sem ter de recorrer às que se vendem no mercado. Na sua preparação é um processo muito simples.
Existem várias formas e receitas para preparar a cebola caramelizada, algumas usam açúcar para adoçar e criar uma textura adequada, enquanto outras eliminam esse elemento, tornando-a ainda mais saudável. Seguem-se duas formas de fazer este complemento indispensável em muitas cozinhas e que não deixará nenhum prato indiferente, uma com açúcar e outra sem.
Segredo fundamental: Na hora de fazer essas receitas é importante usar uma frigideira larga para que toda a cebola fique em contato com o fundo da frigideira. Para agilizar o preparo, você pode adicionar uma pitada de fermento no início para que a cebola solte o líquido mais cedo e caramelize mais rápido.
Ingredientes para aproximadamente 200 gramas:
Preparação: Depois de descascar e lavar as cebolas, corte-as em juliana, ou seja, em tiras. Para cortá-los, é melhor não fazê-lo muito fino, pois eles vão se desfazer.
Coloque-as na frigideira com o azeite extra virgem em fogo brando. Mexa bem para que o óleo penetre e não queime a cebola. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o açúcar e deixe refogar até caramelizar, aproximadamente 20 minutos. Quando estiver quase pronto, adicione um pouco de vinagre mexendo e deixe no fogo por mais cinco minutos para evaporar. E pronto!
Ingredientes para aproximadamente 200 gramas:
Preparação: mais ou menos o mesmo processo é realizado como na receita anterior. Primeiramente, descasque, lave e corte as cebolas em juliana. Depois de bem cortados, são transferidos para a frigideira previamente untada com azeite virgem extra e levados a fogo baixo.
Quando estiverem incorporados, polvilhe uma pitada de sal e vire-os constantemente com uma colher de pau para evitar que partes mal feitas ou que queimem de um lado e não do outro. No momento em que a cebola começar a murchar e ficar transparente, acrescente as duas colheres de sopa de água e mexa para que a mistura adquira uma textura cremosa. Nesta etapa, deve-se ter um cuidado especial para que não queime, pois se isso ocorrer o resultado ficará amargo.
Para realizar a última etapa da elaboração desta receita, basta esperar até que a cebola passe do dourado ao típico tostado que caracteriza a cebola caramelizada. O tempo total do processo pode variar entre 40 minutos e uma hora , dependendo do calor e da quantidade de cebola utilizada.