Maquiagem vencida pode ser usada? Veja a opinião de especialistas

Confira os que pode acontecer com sua pele

Você sabe reconhecer se sua maquiagem está vencida e quais são as consequências negativas para sua pele se você continuar usando seus cosméticos após meses de inatividade? Revelamos a opinião dos especialistas no assunto para saber quando a maquiagem expira e se uma vez que a data tenha passado, ela pode continuar usando ou não.

Maquiagem vencida, o que fazer?

Quando o assunto é beleza, a maquiagem é nossa melhor aliada, pois nos ajuda a realçar nossa beleza e esconder imperfeições , como manchas causadas pelo sol ou espinhas.

No entanto, existem muitas recomendações para o seu uso, como a aplicação de cada produto na pele limpa, remoção da maquiagem antes de dormir e rotinas de cuidados com a pele, aspectos que ninguém descuida. Existe um erro comum que pode comprometer os resultados de todas as operações descritas acima.

Como qualquer outro produto de beleza, a maquiagem tem um prazo de validade que, embora não seja identificada como alimento, se for ignorada pode causar danos à nossa pele. Por outro lado, sua função principal não será mais a mesma, pois os produtos químicos não têm mais o mesmo efeito; o exemplo perfeito é que a textura pode mudar e deixar de colorir a pele da mesma forma que antes.

Como reconhecer maquiagem vencida

Mas como você sabe quando um produto não é mais útil? A grande diferença entre cosméticos e outros produtos é que não há prazo de validade real para seu uso, mas sim um símbolo em formato de garrafa na embalagem que indica 12M, 18M ou 24M; uma simbologia fácil de decifrar, pois o “M” significa “meses” e o número que o acompanha é o número de meses que pode ser utilizado após a abertura.

O erro mais comum é ignorar o prazo de validade e prolongá-lo até o fim, pois todo amante de maquiagem sempre quer usar até o último pingo de produto, o que pode ser prejudicial à pele ou retardar os benefícios que traz para a rotina de cuidados. da pele.

Consequências do uso de maquiagem vencida

Embora muitas pessoas continuem usando cosméticos vencidos sob a premissa de que “nunca aconteceu nada comigo”, é muito importante saber quais são as consequências para a pele , bem como para áreas como cílios e até unhas. Embora nem sempre seja óbvio à primeira vista que sua maquiagem já está em mau estado, a presença de fungos e outros fatores bacterianos pode ser muito prejudicial.

Por um lado, aplicar maquiagem vencida na pele pode causar problemas como irritações e infecções bacterianas, pois embora fungos e bactérias muitas vezes não sejam visíveis a olho nu, eles ficam armazenados e chegam à pele pelos poros, comprometendo a saúde. em alguns casos, eles podem causar acne, coceira e eczema.

Quando se trata de sombra e rímel , entre outros produtos que são aplicados próximo aos olhos, atenção especial deve ser dada. Porque quando eles continuam a ser usados ​​apesar da data de validade, eles são o contexto perfeito para alergias e infecções, assim como vazamentos e inflamações nos olhos.

É assim que a maquiagem vencida muda

Claro, os efeitos na pele não são os únicos a serem considerados. O próprio produto “perderá” qualidade, pois algumas alterações cosméticas podem ocorrer no final de sua vida útil. Uma das melhores maneiras é descartá-los completamente quando as seguintes alterações forem detectadas.

A presença de fungos nem sempre é visível a olho nu e a forma de detectá-lo dependerá do produto. Como no caso do blush, sua consistência pode mudar até ficar bem dura; enquanto com corretivos e bases, seu tom inicial pode escurecer e até endurecer; com a base uma textura rachada é perceptível quando aplicada na pele e em outras pode ser detectada por um cheiro desagradável. Na falta de certeza sobre seu uso, é melhor evitar o uso de maquiagem que tenha expirado há muito tempo.