Pele

Manteiga de karité: quais são as DIFERENTES formas de usá-la para cuidar da pele

Publicado por
Yanara Cardeal

Manteiga de karité: quais são as diferentes formas de usá-la para cuidar da pele. Confira as dicas a seguir e tenha uma pele linda sempre.

Alguns ingredientes naturais oferecem uma grande variedade de benefícios para cuidados com a pele e são amplamente incluídos em produtos de beleza em diferentes apresentações. A manteiga de karité é um exemplo claro disso, pois é uma pasta rica em ácidos graxos e propriedades que podem trazer diversas vantagens dentro de qualquer rotina de beleza.

Neste artigo, compartilharemos todos os usos que você pode dar à manteiga de karité e quais são os componentes que a tornam uma das melhores opções para o cuidado da pele.

Manteiga de karité: quais são as diferentes formas de usá-la para cuidar da pele

1.- Prevenir o envelhecimento

Um dos principais benefícios da manteiga de karité é sua ação na prevenção do envelhecimento precoce da pele, pois funciona como um poderoso antioxidante natural que combate os radicais livres e previne os danos que eles costumam causar. Aconselhamos a compra de cremes que contenham esse ingrediente, pois eles ajudarão a manter um rosto saudável, firme e radiante. No entanto, essa opção não é recomendada para pessoas com pele oleosa.

2.- Reparar os lábios rachados

A manteiga de karité é um dos produtos mais recomendados para recuperar o aspecto saudável dos lábios, ao mesmo tempo que ajuda a reparar sua aparência rachada. Este ingrediente possui propriedades hidratantes e regenerativas, além de um alto teor de ácidos graxos, como o ácido oleico. Essa é uma das principais razões pelas quais os bálsamos labiais costumam conter manteiga de karité, pois nutrem e reparam a aparência rachada, que pode ocorrer devido a alterações ambientais, falta de cuidado e desidratação.

3.- Nutrir a pele seca

A pele que apresenta áreas ásperas, vermelhas, opacas e escamosas que às vezes causam dor é conhecida como pele seca e deve ser cuidada adequadamente para atender às suas necessidades. Para esses casos, a manteiga de karité se destaca como um produto estrela que ajuda a nutrir as áreas mais sensíveis, hidratar para melhorar a retenção hídrica, promover a regeneração da pele e prevenir irritações. Use cremes que incluam este produto para beneficiar a aparência da pele seca.

4.- Cuidar da pele após a depilação

A manteiga de karité possui uma grande variedade de componentes que auxiliam na regeneração celular, aumentam a quantidade de água na pele, causam efeito anti-inflamatório e relaxante, o que a torna a opção ideal para os cuidados com a pele após a depilação. Ao usar lâminas, cera ou laser, a derme tende a ser danificada em diferentes graus, por isso devem ser usados produtos que promovam sua aparência saudável. A manteiga de karité ainda ajuda a tratar lesões e prevenir irritações causadas pela depilação.

5.- Tratar queimaduras e cicatrizes

As propriedades regenerativas, suavizantes e cicatrizantes da manteiga de karité podem auxiliar no tratamento de lesões que possam ocorrer na pele, como cortes, queimaduras e cicatrizes. Além disso, este ingrediente é rico em vitaminas que desempenham um papel importante na recuperação da aparência da pele, como vitamina D, E e F. A manteiga de karité também pode ser usada para prevenir ou reduzir o aparecimento de estrias em diferentes áreas do corpo, portanto, é recomendada não apenas para acidentes, mas também para cuidados durante a gravidez ou para pessoas com excesso de peso.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Dessa forma, antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.